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Financiamento ou aluguel: o que compensa mais para caminhão?

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O mercado de transporte rodoviário de cargas não permite hesitações. A escolha entre a compra de um caminhão próprio, por meio de financiamento, ou do aluguel, desempenha um papel crucial na gestão financeira de empresas e autônomos do setor.

Nos últimos anos, uma tendência tem se destacado: o aluguel de veículos pesados tem se mostrado uma opção cada vez mais vantajosa em comparação com a aquisição de um caminhão próprio. Essa mudança de paradigma levanta questões importantes sobre os custos, benefícios e impactos a longo prazo de ambas as modalidades de aquisição de veículos para transporte de carga. 

Afinal de contas: o que compensa mais? Pagar o financiamento de um caminhão próprio ou a parcela do aluguel? É o que responderemos neste texto. 

Tendência global

Antes de mostrar as vantagens financeiras da locação de caminhões em relação à aquisição, é preciso falar sobre as ideias de propriedade e compartilhamento. Até pouco tempo atrás, a posse de bens era muito valorizada. Ou seja: para usar um caminhão, a empresa precisava adquirir um. Ou, então, contratar o serviço de transportadoras e caminhoneiros autônomos. Um modelo bastante válido, mas que não se encaixa em qualquer tipo de negócio.

Como comprar e manter um ou mais caminhões custa caro, começou a se tornar popular a ideia de alugar um caminhão. Uma tendência da cultura do compartilhamento – você paga pela utilização de um bem, e não por sua posse.

Algo já comum há bastante tempo para outros equipamentos – máquinas de café, impressoras e equipamentos industriais em geral – mas ainda com uma certa resistência na área de transporte.

Vantagens do aluguel

No caso dos transportes, o principal atrativo do modelo de locação é poder contar com um veículo novo, pagando apenas pelo combustível (seguro, documentação e manutenção ficam por conta da empresa terceirizadora). 

Quer dizer: você paga para utilizar um caminhão sem precisar se preocupar com a sua desvalorização. E, enquanto isso, conta com o apoio de uma equipe para maximizar o potencial do veículo alugado.

É comum imaginar que tanta vantagem assim tem um custo. E que alugar um caminhão sai mais caro do que comprar um. Mas isso não é verdade.

Na ponta do lápis

Vamos tomar o exemplo hipotético de um caminhão novo comprado por R$ 850 mil (um modelo confortável, com diversas possibilidades de aplicação). Considerando uma taxa de juros de 1,25% ao mês e o financiamento em 60 meses, a parcela seria de R$ 22,1 mil e o valor final do caminhão seria de R$ 1,3 milhão.

Considerando, ainda, uma depreciação de 40% no final do período, o valor de venda do caminhão seria de R$ 510 mil. Somando com os juros pagos, uma perda total de R$ 764 mil.

No aluguel, considerando esse exemplo hipotético, o valor pago por mês seria aproximadamente de R$ 5 mil a R$ 6 mil mais barato que a parcela do financiamento.

Impostos

Mas também é preciso levar em conta que empresas em regime de Lucro Real podem desfrutar do aproveitamento do IR,PIS, Cofins dentre outros impostos sobre o valor da parcela mensal do aluguel, o que reduz essa margem para cerca de R$ 11 mil – quase 50% do valor da parcela financiada.

Supondo que você aplique esse valor economizado (de aproximadamente R$ 11 mil por mês), em 60 meses poderá ter um ganho superior a R$ 1 milhão – considerando que você possa ter uma oportunidade de aplicar este valor a uma taxa de 1,5% ao mês. Nada mal. Ressaltando que essa simulação considera apenas um veículo – imagine só se os mesmos valores forem aplicados em escala.

Outros benefícios

Outros componentes que devem entrar nessa conta são os benefícios do aluguel de caminhões. Ao optar pelo aluguel, evita-se o desembolso inicial significativo necessário para comprar um caminhão novo ou usado. Isso libera capital que pode ser direcionado para outras áreas do negócio, como expansão da frota, melhorias operacionais ou investimentos estratégicos.

Em muitos casos, os contratos de aluguel incluem serviços de manutenção e reparos, o que significa que os custos de manutenção do caminhão são assumidos pelo locador. Isso pode representar uma economia significativa, especialmente considerando os altos custos de manutenção de veículos pesados.

Além disso, a empresa também não precisa se preocupar com custos relativos à documentação, IPVA e de seguro dos caminhões.

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A Let’s e a EBEC são especializadas em soluções para a gestão e terceirização de frotas e aluguel de veículos pesados, cuidando da aquisição, manutenção, seguro e gestão dos veículos. Uma opção econômica e eficiente para empresas que não desejam se preocupar com gestão de veículos.

A gestão e terceirização de frota envolve o planejamento, organização e supervisão de todos os veículos de uma empresa para que ela se concentre em suas atividades principais.

Com a EBEC, temos condições de oferecer serviços diferenciados na locação de veículos 4×4, caminhonetes, SUVs, vans e automóveis customizados para empresas das áreas ambiental, mineração, brigadas de incêncio, agronegócio e construção civil, entre outros, atendendo todos os padrões exigidos para cada uma das atividades.

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