Segurança no trânsito

Maio Amarelo 2021 pede respeito e responsabilidade no trânsito

A cor que significa “atenção” no semáforo é a amarela. É por isso que dizemos que “a luz amarela acendeu” quando queremos nos referir a um risco iminente. E é por isso, também, que o Observatório Nacional de Segurança Viária escolheu essa cor para sua campanha anual de prevenção a acidentes de trânsito, o Maio Amarelo.

A campanha deste ano tem como tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. A ideia é chamar a atenção da sociedade para reduzir o alto índice de mortos e feridos no trânsito. E também promover um convívio mais humano, onde é preciso que os motoristas controlem a impaciência e a intolerância quando estão dirigindo.

Foco nos mais frágeis

Entre as ações previstas para o Maio Amarelo 2021 está o incentivo ao uso das passarelas e faixas de pedestres, além do alerta aos condutores sobre os cuidados e a responsabilidade com os vulneráveis no trânsito, como pedestres, motociclistas e ciclistas.

Algo que se aprende na autoescola, mas que muitas pessoas já esqueceram. Pedestres devem ter prioridade (mesmo na eventualidade de atravessarem fora da faixa), assim como ciclistas e motociclistas, que por sua condição, estão mais expostos que motoristas em carros, utilitários, caminhões ou ônibus.

Segundo a ONU e a OMS, esse “esquecimento” custa caro: 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo. O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde sobre o ano de 2019, registrou 31.945 vidas perdidas no trânsito naquele ano.

A campanha

O mês de maio foi escolhido porque no dia 11 de maio de 2011 a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com uma referência mundial para balanço das ações realizadas em todo o mundo. No Brasil, o movimento Maio Amarelo nasceu em 2014.

A campanha consiste na disponibilização de 23 peças publicitárias de uso livre por órgãos de imprensa, empresas e associações, com foco no tema central.

Além disso, grandes monumentos em todo o país, como o Palácio do Planalto e o Cristo Redentor, ganham iluminação amarelada durante todo o mês.

Efeitos da pandemia

No ranking nacional de fatores causadores de mortes no trânsito no Brasil, o excesso de velocidade é o campeão. Em segundo lugar está dirigir alcoolizado e, em terceiro o uso de dispositivos móveis (celular, GPS, etc.) enquanto dirige.

A pandemia aumentou o número de veículos leves em circulação no país, devido ao incentivo às medidas de distanciamento social (menos pessoas usaram o transporte público). Ou seja: cresce ainda mais a necessidade de respeito e responsabilidade no trânsito.

Pequenos gestos transformam o seu dia e fazem toda a diferença nas ruas, avenidas e rodovias. Dê preferência ao pedestre e ao ciclista, seja educado ao pedir passagem para o outro veículo, sinalize sempre, tenha paciência, previna-se.

Conheça a Let’s

Como uma empresa que trabalha com terceirização de frotas de veículos em empresas, a Let’s apoia o Maio Amarelo e qualquer iniciativa institucional para a redução de acidentes e de mais segurança no trânsito.

Integramos a Vix e o Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do Brasil, que atua em todo o território nacional com transporte de passageiros, soluções de logística e comércio de veículos.

Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.

Entre em contato para conhecer nossas soluções ou obter mais informações sobre nossos serviços.

Você também pode gostar