Segurança no trânsito

Nova Lei de Trânsito: saiba as mudanças para o transporte de crianças

Compartilhe

O Dia das Crianças está chegando e melhor presente não há do que mantê-las seguras, confortáveis e saudáveis. Com a Nova Lei de Trânsito, em vigor desde abril deste ano, algumas regras para o transporte dos pequenos foram alteradas, dando mais abrangência ao uso do dispositivo de retenção veicular infantil, as populares “cadeirinhas”.

Agora, o uso delas se estendeu e é obrigatório para crianças de até dez anos com menos de 1,45m de altura. Antes, os maiores de sete anos e meio estavam liberados. A altura passou a ser considerada pois, em pessoas abaixo de 1,45m, o cinto de segurança do veículo não fica sobre o ombro e sim no pescoço – o que pode causar lesões graves em caso de acidente.

Outra alteração importante está no transporte de crianças em motos e similares: agora, somente maiores de 10 anos podem ser transportados nesse tipo de veículo. Antes, o uso da garupa estava liberado para crianças com 7 anos ou mais. O capacete, claro, é sempre obrigatório.

No mais, a orientação de qual tipo de dispositivo usar se manteve a mesma da antiga Lei da Cadeirinha, como ficou conhecida a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), criada em 2008.

Tipos de cadeirinha

. Até 1 ano de idade: bebê conforto ou conversível instalado de costas para o banco dianteiro, preso ao cinto de segurança.

. 1 a 4 anos: cadeirinha voltada para a frente do carro, prendendo o menor com o cinto da própria cadeirinha. Para fixá-la ao assento traseiro, deve-se utilizar o cinto de segurança do veículo.

. 4 a 7 anos e meio: banco de elevação (que pode ser um assento de elevação ou o chamado booster) voltado para a frente do veículo. O cinto de segurança de três pontos é usado normalmente.

. 7 anos e meio até 10 anos (e acima de 1,45m): devem sempre se sentar no banco de trás, com uso do cinto de segurança de três pontos.

Multa

O desrespeito às novas determinações, tanto do uso da cadeirinha, quanto do transporte irregular em motos, pode acarretar multa de infração gravíssima no valor de R$ 293,47 e sete pontos a menos na carteira de motorista.

Dados sobre o trânsito

Tudo isso para se tentar reduzir um triste fato: o trânsito é o tipo de acidente que mais mata crianças no Brasil. Levantamento da ONG Criança Segura aponta que, todos os anos, cerca de 3,3 mil meninas e meninos morrem por esse motivo e outras 112 mil crianças ficam internadas em estado grave. O trânsito está à frente dos afogamentos e sufocações.

Para frear esses números, é preciso empenho e conscientização dos pais e responsáveis. O uso da cadeirinha não é exagero, frescura, pegadinha do Governo para angariar multas ou qualquer outra desculpa do tipo. Salva vidas: a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que as mortes de crianças e adolescentes de até 15 anos no trânsito caiu 60% no Brasil após o uso das cadeirinhas.

Sabe alguém que precise ficar por dentro dessas dicas? Compartilhe nosso conteúdo. Em caso de dúvidas, é só entrar em contato. Cuide de você e dos seus, especialmente dos pequenos!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.