Blog

Terceirização de frota: planeje 2024 com veículos novos na sua empresa

Compartilhe

Uma das decisões estratégicas mais impactantes que uma organização pode tomar envolve a renovação de sua frota de veículos. Afinal, veículos desempenham um papel fundamental em muitas operações empresariais, influenciando diretamente na logística, na produtividade e na imagem da empresa.

Com 2024 se aproximando rapidamente, é o momento ideal para considerar a incorporação de veículos novos e modernos à frota de sua empresa. Neste texto, exploraremos os motivos pelos quais essa decisão é vantajosa, os benefícios que veículos mais recentes podem proporcionar e as principais considerações a serem feitas ao planejar essa transição.

Ao fazer isso, você estará não apenas se preparando para enfrentar os desafios futuros com sucesso, mas também garantindo que sua empresa permaneça na vanguarda da eficiência e da inovação.

Vantagens de atuar com carros novos

A operação de uma frota de veículos novos (ou seminovos com a manutenção em dia) em uma empresa oferece uma série de vantagens e benefícios significativos, refletindo-se em diversos aspectos da operação e nos resultados financeiros.

Essas vantagens incluem:

Confiabilidade e menor manutenção

Veículos novos tendem a ser mais confiáveis e requerem menos manutenção do que os mais antigos. Isso significa menos tempo ocioso de veículos devido a reparos, menor custo com manutenção e maior disponibilidade para atender às demandas dos clientes.

Eficiência energética

Veículos mais recentes muitas vezes apresentam avanços tecnológicos que os tornam mais eficientes em termos de consumo de combustível. Isso não apenas reduz os custos operacionais, mas também contribui para uma pegada de carbono menor, o que é importante em um cenário de preocupações ambientais crescentes.

Segurança avançada

Veículos novos geralmente vêm equipados com sistemas de segurança avançados, como freios ABS, controle de estabilidade, airbags e sistemas de assistência ao condutor. Isso ajuda a proteger os motoristas, cargas e outros usuários das estradas, reduzindo o risco de acidentes e suas consequências.

Imagem e branding

Operar uma frota de veículos novos pode melhorar a imagem da empresa. Veículos mais modernos demonstram um compromisso com a qualidade e a segurança, o que pode ser um fator de diferenciação no mercado e atrair clientes que valorizam esses aspectos.

Cumprimento de regulamentações

Com a evolução das regulamentações ambientais e de segurança, veículos mais antigos podem ter dificuldades em atender a essas exigências. Investir em veículos novos ajuda a manter a conformidade regulatória e a evitar multas e sanções.

Produtividade e desempenho

Veículos mais modernos muitas vezes possuem tecnologia embarcada que pode melhorar a eficiência das operações, como sistemas de rastreamento, telemetria e conectividade. Isso permite um melhor gerenciamento da frota, otimização de rotas e um aumento geral na produtividade.

Terceirização de frota

A terceirização de frota é uma alternativa estratégica que permite às empresas operar com veículos novos, mesmo sem o desembolso de grandes investimentos iniciais. Esse modelo de gestão de frota envolve a parceria com uma empresa especializada nesse tipo de serviço, como a Let’s, que fornece os automóveis e assume responsabilidades relacionadas à manutenção, seguro e gerenciamento da frota. Essa abordagem oferece diversas vantagens para as empresas que desejam garantir uma frota de veículos modernos.

Primeiramente, a terceirização de frota permite que as empresas acessem uma variedade de veículos novos e atualizados, muitas vezes com tecnologias de ponta e baixo consumo de combustível. Isso garante que a frota esteja equipada com as últimas inovações, resultando em maior eficiência operacional e menor impacto ambiental.

Além disso, a terceirização de frota reduz o custo com a depreciação de ativos, pois os veículos são de propriedade da empresa de locação. Isso significa que a empresa cliente não precisa se preocupar com o valor residual dos veículos ao longo do tempo, o que é uma preocupação comum ao comprar e manter uma frota própria. O custo de depreciação é diluído ao longo do contrato, aliviando a carga financeira e as perdas quando o veículo é inutilizado.

A manutenção e o gerenciamento dos veículos também são simplificados por meio da terceirização de frota. A empresa de locação assume a responsabilidade pela manutenção regular, reparos e conformidade regulatória – embora isso possa ser negociado em contrato, com o cliente assumindo parte dos cursos. De toda forma, isso resulta em menos tempo e recursos gastos em tarefas de manutenção e mais tempo disponível para se concentrar no core business da empresa.

A terceirização de frota também oferece flexibilidade. As empresas podem ajustar o tamanho e a composição da frota conforme necessário, sem o ônus de comprar e vender veículos. Isso é particularmente valioso em momentos de mudanças sazonais ou de expansão de operações.

Conheça a Let’s

A Let’s é uma empresa especializada na terceirização de frotas, tanto para veículos leves quanto para pesados (além de implementos e equipamentos). Integramos o Grupo Vix, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do país.

Fale conosco para conhecer nossas soluções!

 

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.