Mobilidade

Transporte de cargas em alta: aproveite este momento

Compartilhe

O transporte de cargas é o principal responsável pela retomada do setor de serviços no Brasil no pós-pandemia. Não somos nós que estamos falando isso. É o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) realizada pelo instituto, o setor de serviços opera 12,1% acima do patamar pré-pandemia, em grande parte impulsionado pelo transporte de cargas.

Em junho, divulgação mais recente da pesquisa até a publicação deste texto, o transporte de cargas avançou 0,6%. Individualmente, o transporte de cargas foi o segmento que mais impactou o resultado positivo do setor de serviços em junho. 

Neste texto, explicaremos os motivos desse bom momento e mostraremos como pegar carona e impulsionar os negócios. Nos acompanhe na leitura!

Transporte de cargas em alta

Segundo o IBGE, há três fatores que explicam esse bom desempenho do setor de transporte de cargas

  1. Escoamento da produção agrícola, que está atingindo recordes de safra;
  2. Boom do comércio eletrônico, que gera uma grande demanda para o setor de transportes de cargas;
  3. Transporte de mercadorias industriais, como os bens intermediários e os bens de capital, que operam acima do nível pré-pandemia.

Ou seja: essas três grandes áreas de atuação podem servir como um “mapa” para orientar investimentos para empresas de transporte de cargas. Mas não são os únicos caminhos possíveis.

O aluguel de caminhões como opção

Quem opera com outros ramos no transporte de carga pode considerar a atuação em uma das três sub-áreas apontadas pelo IBGE, mas não deve abandonar o próprio nicho. Como fazer isso?

Um modelo indicado é o do aluguel de caminhões. Essa escolha oferece diversas vantagens em comparação com a compra de uma frota própria de caminhões. Listamos alguns pontos-chave a considerar ao avaliar o aluguel de caminhões como opção para empresas de transporte de cargas que querem aproveitar esse bom momento do setor:

Redução de custos iniciais

A compra de caminhões novos ou mesmo usados pode envolver um alto investimento inicial. O aluguel de caminhões elimina a necessidade de um desembolso significativo de capital, permitindo que as empresas utilizem esses recursos para outras áreas operacionais.

Flexibilidade financeira

O aluguel de caminhões oferece uma maior flexibilidade financeira, pois os pagamentos mensais são mais previsíveis e podem ser mais gerenciáveis em comparação com os custos variáveis associados à manutenção, reparos e depreciação de caminhões próprios.

Variedade de opções

Na Let’s, temos uma variedade de modelos e tamanhos de veículos disponíveis para locação. Isso permite que as empresas escolham caminhões que melhor atendam às necessidades específicas de suas operações, podendo adaptar a frota conforme a demanda.

Manutenção e reparos

Um dos principais encargos associados à propriedade de uma frota de caminhões é a manutenção regular e os custos de reparos. Com o aluguel, essas responsabilidades podem ser transferidas para a empresa de locação, reduzindo o tempo e o esforço dedicados a essas atividades.

Atualização tecnológica

O setor de transporte está em constante evolução, com novas tecnologias e modelos de caminhões sendo lançados regularmente. Ao alugar caminhões, as empresas podem ter acesso a veículos mais modernos e eficientes, mantendo-se competitivas no mercado.

Acessórios e personalizações

Na Let’s, existe a possibilidade de personalizar os veículos de acordo com as necessidades específicas da empresa, como a instalação de equipamentos de segurança, rastreamento por GPS e outros acessórios.

Escalabilidade

À medida que as demandas do negócio aumentam ou diminuem, as empresas podem ajustar facilmente o tamanho da frota alugada, evitando a necessidade de comprar ou vender caminhões para se adaptar às flutuações sazonais ou mudanças no mercado.

Redução de riscos

A propriedade de uma frota de caminhões traz consigo riscos como desvalorização, obsolescência e imprevistos financeiros. Ao alugar, muitos desses riscos são mitigados, permitindo que as empresas concentrem seus esforços em suas operações principais.

Alugue com a Let’s

A Let’s faz parte da Vix e do Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do Brasil, que atua em todo o território nacional com transporte de passageiros, soluções de logística e comércio de veículos.

Entre em contato para conhecer nossas soluções, fazer o seu orçamento e trabalhar com um caminhão novo na sua frota!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.