Inovação

Você conhece o Sistema 5S? Veja como ele se aplica no trânsito

Compartilhe

Você já ouviu falar no Sistema 5S? Trata-se de uma filosofia que surgiu para combater a desorganização nas fábricas do Japão durante o período de reconstrução do país depois da Segunda Guerra Mundial.

Os 5S são baseados em palavras em japonês – Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. No Brasil essas palavras foram traduzidas de maneira a não retirar suas ideias, transformando-se em “senso”. 

Sendo assim, tornaram-se: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização/normalização e senso de disciplina.

Desde então, o Sistema 5S tem sido empregado por empresas, entidades e mesmo por pessoas comuns, com o objetivo de garantir mais organização, rotina e saúde para seu dia a dia.

Como se aplica?

Aprender e aplicar os 5S proporciona a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional. As etapas do sistema, são como já explicado anteriormente, um senso, um costume de aplicar cada uma das etapas em seu dia a dia. 

É muito mais que um simples sistema de organização de maneira eficiente de ambientes, mas uma filosofia de vida. Os 5S funcionam como uma maneira de adquirir o hábito de aplicar nos recursos da empresa, ou nos ambientes de sua casa, a necessidade de ordenar, padronizar o local de cada objeto, conservação da arrumação e reutilização. 

Os 5S no trânsito

Baseado na sabedoria e resultados comprovados dos 5S, resolvemos trazer o conceito para o trânsito, mostrando como o sistema pode ajudar na criação de hábitos mais saudáveis e seguros para motoristas e pedestres.

Senso de utilização

Esse “S” diz respeito à utilização mais eficiente dos recursos disponíveis, seja com relação aos materiais necessários para a produção ou ao aproveitamento do ambiente físico, buscando evitar o desperdício e a permanência de materiais desnecessários no espaço de produção.

E no seu carro? Você carrega só o que precisa ou tem itens desnecessários? E não estamos falando apenas de objetos soltos no interior do veículo (que podem ser bastante perigosos em acidentes), mas dos itens do veículo propriamente ditos. Será que tem algo sobrando?

Mais que isso: ao dirigir você só utiliza os comportamentos necessários para o motorista? Ou comete exageros? É uma reflexão válida, e cortar esses excessos certamente te deixarão mais confortável, seguro e tranquilo em seu dia a dia no trânsito.

Senso de organização

Esse princípio visa estabelecer uma ordem nos processos, de modo que cada elemento tenha o seu lugar e função a desempenhar. Portanto, é crucial estabelecer uma organização.

Trazendo esse conceito para realidade do trânsito, cabe questionar se você está sabendo ocupar o seu lugar no sistema de modo geral, obedecendo as regras e respeitando as outras “peças” dessa grande engrenagem. Será que você e seu carro são um parafuso solto?

Senso de limpeza

Esse diz respeito à atenção aos aspectos pessoais, bem como aqueles inerentes ao ambiente. Um ambiente limpo é um ambiente saudável, e isso pode ser interpretado de diversas formas quando o assunto é trânsito e mobilidade.

Primeiro: você usa um veículo limpo, na medida do possível, em relação à emissão de gases nocivos? Ou ele é excessivamente poluente?

Segundo: você cultiva hábitos de higiene e limpeza em seu carro? Lembre-se que passamos bastante tempo dentro de veículos, e mantê-lo limpo ajuda na nossa sensação de bem-estar e tranquilidade.

Por último, cabe também o alerta: não saia jogando lixo pela janela do carro em qualquer lugar! Mantenha uma pequena lixeira dentro dele e recolha o lixo da forma adequada, combinado?

Senso de padronização/normalização

Para o bom funcionamento de qualquer coisa, é preciso implantar valores e normas a serem internalizados e, então, observados por todos no mesmo ambiente.

Adaptando esse conceito para o trânsito e mobilidade, devemos questionar se estamos nos encaixando nos padrões exigidos pelas autoridades e legislações da área. É aquela máxima: faça a sua parte para poder exigir que os outros façam a deles.

Senso de disciplina

Por fim, esse princípio visa garantir a aplicação de todo o sistema, uma vez que valoriza a atenção e autogestão por parte dos indivíduos. O senso de disciplina permite um monitoramento mais eficaz e garante o funcionamento da metodologia e seus impactos na gestão.

Ou seja: não adianta agir de uma forma em grupo, e de forma totalmente diferente se está sozinho. A disciplina é para sempre. Não adianta trafegar a 70 km/h em uma via com limite de 50 km/h só porque ela está vazia… Entendeu o ponto?

Conclusão

Com esse exercício, queremos mostrar que há uma forma de adotar pequenas mudanças em nosso cotidiano como motoristas para cultivar hábitos mais saudáveis no convívio do trânsito.

Comece aos poucos, adotando algumas medidas e, por que não, compartilhando este conteúdo para que mais pessoas tenham acesso a essa ideia.

Conheça a Let’s

A Let’s é uma empresa especializada na terceirização de frotas, tanto para veículos leves quanto para pesados (além de implementos e equipamentos). Um de nossos diferenciais é a assistência para manutenção especializada – que terá condições de avaliar a qualidade e a necessidade dos filtros de ar, por exemplo.

Fale conosco para conhecer nossas soluções!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.