Blog

Desafios do transporte de cargas na área urbana

Compartilhe

Uma pesquisa recente divulgada pela consultoria Pathfind identificou que o transporte de cargas em áreas urbanas aumentou 20% nas capitais brasileiras desde o início da pandemia.

Com isso, as operações de veículos pesados nas grandes cidades se tornaram um verdadeiro desafio. Fazer a gestão do transporte de cargas, que já não era tarefa fácil, ficou ainda mais complexo.

Neste texto, vamos indicar alguns pontos para considerar no controle de circulação de caminhões nas grandes cidades e o que as empresas ou condutores autônomos podem fazer para aumentar sua eficiência em áreas urbanas, seja com caminhões próprios ou alugados.

Não negligencie cuidados gerais

Antes de abordar a gestão de frota específica para operação em áreas urbanas, é importante ressaltar a importância de tomar algumas atitudes que valem para qualquer tipo de uso dos caminhões.

Por exemplo, manter a manutenção em dia. A manutenção regular da frota evita avarias mecânicas que possam interromper as operações de transporte. Lembre-se: apenas uma manutenção preventiva bem feita pode prolongar a vida útil do seu caminhão, mantendo sua eficiência ao máximo.

Outro ponto é usar a tecnologia. Softwares de planejamento de rotas, rastreamento de veículos e gerenciamento de frota são essenciais em qualquer cenário. Eles permitem que você monitore o progresso de seus motoristas e identifique áreas para melhorias.

Aqui, vale lembrar que esses dois pontos são vantagens trazidas pelo modelo de aluguel de veículos pesados. A locação pode trazer embutida no contrato os avisos e a execução dos serviços de manutenção, além da gestão focada no uso de ferramentas que buscam a máxima eficácia dos veículos.

Transporte em áreas urbanas

O transporte de caminhões em áreas urbanas merece uma atenção especial por uma série de fatores. Compreenda que o caminhão é um veículo pesado, que gera impactos em diversas frentes nas cidades. Por isso, é preciso considerar aspectos como:

  • Restrições de circulação: Em algumas cidades, existem restrições de circulação de caminhões em determinadas áreas e horários, o que pode afetar o planejamento de rotas e aumentar o tempo de entrega;
  • Congestionamento e tráfego: Nas cidades, o tráfego pode ser pesado e congestionado, o que pode atrasar as entregas e aumentar os custos com uso de combustível;
  • Segurança viária: A circulação de caminhões em áreas urbanas pode representar um risco para a segurança viária, especialmente em áreas movimentadas e em horários de pico;
  • Poluição do ar: Os caminhões emitem poluentes, o que pode afetar a qualidade do ar em áreas urbanas e prejudicar a saúde dos moradores;
  • Impacto em infraestruturas urbanas: A circulação de caminhões pode causar danos às ruas, viadutos e pontes, especialmente em áreas onde o tráfego de caminhões é frequente;
  • Ruído: Os caminhões podem ser fontes de ruído em áreas urbanas, o que pode afetar a qualidade de vida dos residentes;
  • Regulamentações: Existem diversas regulamentações que as empresas de transporte devem seguir em relação à circulação de caminhões em áreas urbanas, incluindo restrições de peso e tamanho dos veículos, além de limites de velocidade.

O que fazer?

Por tudo o que foi exposto acima, a gestão da operação de veículos pesados em áreas urbanas pode ser bastante desafiadora. Não adianta apenas escolher a melhor rota “no papel”, é preciso saber ainda se o transporte pode ser realizado naquele local em determinado horário.

Para isso, algumas ações podem ajudar bastante. Elencamos algumas abaixo.

Colaboração e parcerias

Consulte empresas de transporte locais e estabeleça parcerias, oferecendo-se para colaborar com ela em seu local de atuação, quando for necessário. Empresas de transporte locais podem ter conhecimento de rotas alternativas que são mais adequadas para caminhões.

Essas parcerias podem ter um caráter meramente consultivo, mas também podem ir além, com o compartilhamento de cargas para reduzir custos operacionais.

Considere o horário de entrega

Por mais óbvio que possa parecer, considere o horário de entrega para evitar horários de pico e congestionamentos, o que pode ajudar a reduzir o tempo de entrega e os custos operacionais. Sabemos que, na teoria, isso é um item obrigatório no checklist de qualquer gestor de frota. Mas trabalhe para conscientizar o condutor a levar isso a sério, com treinamentos e ações direcionadas.

Gerenciamento de estoque

Mantenha um estoque adequado de mercadorias para garantir que não falte produtos em momentos críticos. Da mesma forma, priorize as entregas de acordo com a urgência, para garantir que as entregas mais importantes sejam realizadas primeiro.

Conclusão

Encontrar rotas alternativas pode levar algum tempo e esforço. É um “trabalho antes do trabalho”. Uma etapa que vai demandar energia, mas que vale a pena para reduzir custos, melhorar a eficiência e garantir a segurança na circulação de caminhões em grandes cidades.

O transporte em áreas urbanas é uma demanda cada vez mais crescente, e temos certeza que sua empresa não quer ficar fora desse movimento.

Conheça a Let’s

O serviço de locação de veículos pesados da Let’s pode te ajudar com o transporte de cargas em áreas urbanas, desde a escolha do caminhão e implementos ideais e orientações quanto ao melhor uso nas vias das cidades.

A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frotas. Trabalhamos com veículos leves, motocicletas, utilitários e locação de veículos pesados, com opções que certamente vão atender a sua demanda.

Fale com nossa equipe para conhecer as nossas soluções!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.