Frotas

Freio Retarder: saiba o que é e conheça os benefícios do sistema

Compartilhe

Tecnologia boa é aquela que resolve problemas de forma simples. Uma solução que, após implantada, leva ao questionamento: “como não pensei nisso antes?”

E é esse o caso do Freio Retarder, sistema inteligente que funciona de forma auxiliar e torna o processo de frenagem dos caminhões mais eficiente e menos danoso ao veículo como um todo.

Neste texto, falaremos um pouco sobre o retarder, seu funcionamento e os benefícios dessa tecnologia para quem trabalha com o transporte de cargas.

Origem 

O Retarder, originalmente, foi desenvolvido pela Scania e lançado em 1993 na Europa. Chegou ao Brasil em 1998 com a série 4 da montadora. Atualmente, o modelo comercializado, com algumas atualizações, é o da segunda geração, lançado em 2011.

Ele tem cinco estágios de acionamento, reservatório de óleo com 5 litros e 3500 Nm (357 mkgf). Atualmente, a ZF tem um produto similar, o Intarder, que equipa o Iveco Stralis e o Volvo FH16 750 8×4. Além disso, o VEB também conta com um freio semelhante ao Retarder.

Como funciona

O Retarder funciona como um freio auxiliar. Ele é composto por um sistema hidráulico que trabalha na saída da caixa de mudanças (câmbio) e funciona em conjunto com o freio motor e os de serviço. 

Após ser acionado, o sistema hidráulico do Retarder controla o fluxo de óleo entre os rotores e o sistema de freio auxiliar. Em seguida, as rotações são reduzidas para o caminhão parar.

Com o aumento do óleo dentro do retarder, cria-se um calço hidráulico controlado que reduz a velocidade da caixa de mudanças e do trem de força. 

Importante: o conjunto só funcionará adequadamente se o veículo estiver em alta rotação, ou seja, acima da rotação econômica. Em algumas marcas de caminhões isso seria entre 1.800 a 2000 RPM. 

Isso porque o Retarder usa o mesmo líquido de arrefecimento do motor, e a manutenção da temperatura depende da alta rotação para uma boa vazão do fluido. Em rotações menores e vazão baixa, a temperatura aumenta e o sistema do Retarder trava seu funcionamento de forma automática (acima de 103°C para o fluido e 165°C para o óleo).

Benefícios do Retarder

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Retarder, é hora de entender melhor porque essa solução é tão inovadora para veículos pesados.

Mais segurança

Com a redução do uso do freio de serviço, eles ficam sempre na temperatura ideal para serem acionados. Em muitas viagens, os motoristas acabam sobrecarregando os freios de serviço, superaquecendo o conjunto e vitrificando a lona e o tambor. Assim, quando precisam acionar os freios, eles não conseguem parar o veículo.

Segundo a Scania, o uso do Retarder pode aumentar em até quatro vezes a vida útil dos freios de serviço, e pode ser utilizado em 90% das frenagens em grandes distâncias (rodovias).

Economia de combustível

Em primeiro lugar, o Retarder não consome combustível em seu acionamento. Além disso, ao promover uma velocidade média maior, o equipamento ajuda a minimizar o gasto do caminhão. 

Muitas pessoas acreditam que a alta rotação faz com que o veículo consuma mais combustível. Mas um veículo de injeção eletrônica consegue identificar que está em alta rotação, porém sem aceleração, ou seja, em um declive. Desse modo, a central eletrônica do motor corta o consumo de combustível.

Outro ponto é que, com o Retarder, a velocidade de descida é mais alta, o que faz com que o consumo de combustível nas retomadas seja menor.

Menor desgaste das peças

Outra vantagem do Retarder é o menor desgaste das peças do caminhão. Ele preserva as lonas e tambores do freio, proporcionando menor tempo do caminhão parado para manutenções. 

Fácil manutenção

Durante as revisões periódicas é feita a troca de óleo e do filtro de óleo do caminhão. Em geral, isso já é considerado a manutenção básica do Retarder, ou seja, basta utilizar o óleo e o filtro corretamente e trocá-los nos períodos estipulados pelo fabricante. Dessa forma o Retarder irá manter o bom funcionamento por um longo período de trabalho.

Melhor aproveitamento das viagens

Por último, é preciso deixar claro que, quando o motorista consegue manter uma velocidade média maior e com um bom nível de segurança, sua produtividade aumenta. Por meio dessa tecnologia, você consegue fazer viagens mais rápidas e sequenciais. Além disso, aumentará o tempo de descanso do motorista.

Conheça a locação de caminhões da Let’s

É claro que o Retarder e sistemas similares estão presentes nos caminhões oferecidos para locação pela Let’s. Se quiser saber mais, entre em contato com nossa equipe. Teremos prazer em apresentar nossas soluções e negociar o melhor contrato com você.

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.