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Let’s Explica: as luzes do painel dizem muito sobre o seu carro

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Que atire a primeira pedra quem nunca ficou confuso e preocupado com alguma luz do painel do carro. Muitas vezes, é para se preocupar bastante mesmo.

As luzes do painel são a principal forma de comunicação do seu carro com você. Quando alguma delas acende, é preciso prestar atenção, saber o que ela quer dizer e, se necessário, providenciar logo o reparo.

Neste artigo, falaremos sobre as principais luzes do painel, o que elas significam e o que fazer caso elas se acendam. Nos acompanhe na leitura!

Aviso geral

O primeiro recado, e mais importante, é: mantenha a manutenção do seu carro em dia. Isso inclui a troca de óleos, filtros, regulagem dos pneus, faróis, parte elétrica…

Em um carro bem cuidado, com a revisão feita periodicamente, as luzes do painel raramente vão se acender. Exceto em casos inevitáveis, como veremos a seguir.

Outro ponto importante é que, ao girar a chave, todas as luzes devem se acender, e serem apagadas assim que o motor ligar. Isso serve para mostrar ao motorista se todas as luzes estão em funcionamento – caso contrário, é preciso levar em uma autoelétrica para ajustes no painel.

De que cor a luz é?

Esse é o aspecto mais importante para considerar. Cada luz tem uma cor, que indica a gravidade do problema apontado. 

As luzes amarelas indicam um defeito que não é tão grave, mas requer que o carro seja levado à oficina. O motorista pode rodar alguns quilômetros ou horas com ela acesa no painel, mas nada além disso.

Já se a luz que se acendeu for vermelha, o carro deve ser parado imediatamente para evitar danos ao motor. Em seguida, o veículo deve ser levado para a oficina em um guincho.

Enquanto isso, luzes de cores verdes ou azuis apenas indicam que algum equipamento do carro está ligado, como lanternas ou faróis altos. 

Falso alerta

Também existe a chance das luzes do painel do carro, independente da cor, se acenderem por algum problema elétrico, e não necessariamente no componente indicado no alerta. 

Um modo simples para identificar se o alerta é falso é desligar a bateria e religá-la segundos depois. Se a luz ainda se acender, é porque o problema existe. Caso contrário, trata-se de algum “bug” no sistema elétrico – de qualquer forma, é melhor certificar-se levando seu carro a um profissional especializado.

Segue abaixo a lista das principais luzes do painel:

Luz da bateria

Uma das luzes que acendem na cor vermelha. Diferentemente do que se pode imaginar, ela não indica somente um defeito na bateria do carro, mas também o mau funcionamento do sistema elétrico, que inclui, além da bateria, o alternador, a correia, os fios e outros. Importante é saber que, se a luz da bateria acendeu, pode ser que seu carro não ligue novamente. Procure uma oficina ou acione seu seguro para saber qual é o problema.

Luz do câmbio automático

Também na cor vermelha, a luz do câmbio automático indica defeito no sistema ou baixo nível do óleo do câmbio nos carros que exigem a troca do fluido. Evite andar com o veículo, pois isso pode intensificar o problema, e procure uma oficina o mais rápido possível.

Luz do cinto de segurança

Outra luz vermelha – por ser considerado um item essencial de segurança. Ela é ativada por sensores no banco e no encaixe do cinto. Se o motorista não utilizar o equipamento, a luz não se apagará. Em muitos carros, a luz é acompanhada por um aviso sonoro. 

Luz do freio

Ela é identificada por luzes vermelhas com um círculo e um ponto de exclamação, um “P”, ou, ainda, a palavra “brake”. A luz do freio indica que o freio de mão está acionado. Se ela estiver acesa com o freio desativado, indica mau funcionamento do sistema, desgaste de componentes ou, ainda, a falta de fluido de freio. Também pode aparecer na cor amarela, indicando apenas a necessidade de manutenção – que não deve demorar para ser providenciada.

Luz do óleo

A luz que não pode ser ignorada. Ela indica falhas no sistema de lubrificação do motor. Se o motor funcionar sem ser lubrificado, ele pode fundir – e aí a dor de cabeça é grande. 

Ela pode indicar não somente o baixo nível de óleo, mas algum problema mais grave, como a existência de alguma partícula sólida no óleo.

Luz de portas abertas

Também aparece na cor vermelha por ser um problema de segurança para o motorista ou passageiros. Se as portas forem checadas e a luz de advertência não se apagar, pode ser uma falha no sensor ou na trava das portas. Em alguns casos, também pode indicar abertura da tampa do porta-malas ou do capô.

Luz de temperatura 

Só costuma aparecer em veículos que não têm o ponteiro de temperatura tradicional, embora possa ser instalado nesses também. Ela avisa que a temperatura do motor chegou a um ponto crítico e que em pouco tempo o líquido de refrigeração vai ferver. Por isso, o motorista deve parar o carro e esperar que ele esfrie, até a luz se apagar, e então seguir para a oficina.

Luz de abastecimento

Essa é bastante conhecida e serve para mostrar que o carro entrou na “reserva”. Se o seu carro tiver computador de bordo com medição da autonomia, acompanhe para não ficar na mão – lembrando que parar por falta de combustível é uma infração passível de multa. A luz também pode indicar a necessidade de abastecer o tanquinho de partida a frio em alguns modelos (nesse caso, a luz aparece na cor amarela).

Luz do freio ABS

Quando a luz de alerta dos freios ABS (na cor amarela) se acende no painel, o carro não perde os freios. O sistema de frenagem comum continua funcionando. Mas o sistema ABS, que garante mais eficácia e segurança para os freios, deixa de funcionar. Isso aumenta a chance de derrapagens, perda de controle do veículo e, consequentemente, de acidentes.

Luz EPS (Direção elétrica)

Uma luz de advertência com a sigla EPS (na cor laranja) ou com um volantinho pode se acender no painel depois da partida, mas depois se apaga, o que é normal. Caso contrário, indica defeito na direção elétrica do veículo. A razão pode ser desregulagem do volante ou danos mais sérios à caixa de direção. O veículo deve ser levado a uma oficina devido ao risco de ter a dirigibilidade afetada.

Luz do ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)

Para entender o significado da luz do ESC (na cor laranja), é preciso saber qual é o sistema do carro em questão. Ela está relacionada ao Controle Eletrônico de Estabilidade, presente em alguns modelos. Em certos casos, ela acende no momento em que o sistema se ativa para controlar o veículo. Em outros sistemas, é possível desativar o ESC, então, a luz indica que ele está ligado. Nesse caso, também haverá um indicador escrito off, tornando possível a diferenciação.

Luz do imobilizador

A luz do imobilizador acende no painel quando liga-se o carro, e deve se apagar depois de dada a partida. Caso contrário, indica que a chave codificada e/ou o receptor não estão funcionando corretamente. Pode haver dificuldade para ligar o veículo.

Luz da injeção eletrônica

A luz da injeção (na cor amarela)se acende toda vez que é dada a ignição do carro, para mostrar que ela está funcionando. Se ela não acender nessa hora, é porque está queimada. Depois da partida, ela deve se apagar. Se continuar acesa, indica defeito no motor. Uma série de componentes podem ser a razão para a luz da injeção se acender, como velas, bicos injetores ou o catalisador. Se acendeu depois de abastecer, é sinal de que o combustível pode estar adulterado. 

Luz de pressão dos pneus (TPMS)

Alguns carros possuem um sistema eletrônico de monitoramento da pressão dos pneus. Nesses casos, quando a calibragem de um ou mais pneus se desregula, a luz do TPMS se acende no painel. O motorista deve, então, checar se um dos pneus não está furado e recalibra-los. Se esta não for a causa, pode ser um defeito nos sensores do sistema.

Luzes relacionadas aos faróis

Entre as luzes do painel, diversas indicam o funcionamento dos faróis, e elas podem ter cores variadas. Ao acionar as luzes dianteiras, o motorista começa com a luz de posição, também conhecida como farolete ou lanterna. Na sequência, a iluminação passa para o farol baixo, exigido nas rodovias. A luz de farol alto, na cor azul, indica que a luz mais forte de todas está acionada. Se não estiver, pode haver uma falha no relé do sistema ou em um fusível. Por fim, as luzes indicadoras de direção mostram o acionamento das setas.

Luz do farol de neblina e de rodagem diurna

Estes símbolos indicam o acionamento dos faróis de neblina ou de milha, e das luzes de rodagem diurna, presentes em alguns modelos. Se estiverem apagados, podem estar com as lâmpadas queimadas, ou pode haver defeito nos relés e fusíveis.

Pisca-alerta pode ser uma das luzes do painel

O pisca-alerta é indicado por um triângulo vermelho. Geralmente, ele aparece no próprio botão de ativação do recurso, mas também pode estar no painel de instrumentos de alguns carros. O símbolo indica que a sinalização de emergência do veículo está ativada. 

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