Blog

Let’s Explica: como conservar a pintura do seu carro

Compartilhe

A pintura dos veículos é um item que costuma ser subestimado. O que é uma contradição, já que uma pintura bem conservada é um dos itens mais importantes para a boa aparência e a consequente valorização de automóveis, caminhões e motocicletas.

Neste texto, falaremos sobre ações que motoristas podem tomar – das mais simples às mais elaboradas – para manter a pintura do veículo sempre tinindo.

Nos acompanhe nessa leitura!

Cuidado ao estacionar

Parece besteira, mas o local onde costumamos deixar nosso carro estacionado faz toda a diferença na conservação da pintura. Ainda mais se o veículo passar longos períodos no local.

Fezes de passarinhos e seivas de árvores são ácidas e danificam o verniz do carro. Por isso é bom evitar parar embaixo de árvores. Se não for possível e perceber que existe seiva ou fezes de passarinhos na lataria, o ideal é fazer uma lavagem o mais rápido possível para eliminar os componentes ácidos.

E, nesse caso, nem precisa ser uma lavagem completa, mas apenas a remoção das manchas de fezes ou seiva.

Coberto ou descoberto?

A garagem onde o carro passa a noite também faz diferença. Se você deixa o seu carro muito exposto ao sol, neblina e sereno, saiba que a pintura pode sofrer algumas alterações. Isso porque a pintura se desgasta e mancha, devido às extremas alterações de temperatura.

Prefira, na medida do possível, locais cobertos para o veículo passar a noite.

Capas de proteção

Pode parecer uma boa ideia, mas evite cobrir o seu carro com capas de proteção quando ele for ficar exposto. Elas acabam “abafando” a lataria e aumentando a umidade na pintura, o que pode deixar o carro com marcas e manchas indesejadas. 

A exceção são as capas do tipo “guarda-chuva”, fixadas no teto do veículo, que não permitem que a lona encoste efetivamente na lataria. Há também algumas capas com ventilação, que evitam o acúmulo de umidade.

Lavagem correta

Entre todas as atitudes, no entanto, a mais efetiva é de fato uma lavagem correta do veículo, feita com periodicidade.

A limpeza deve ser feita com muito cuidado. Sem a utilização dos materiais corretos, a lavagem pode acabar riscando a lataria. Portanto, a primeira dica é começar a lavagem sempre de cima para baixo, de preferência com xampu apropriado, luva de microfibra e tecido de algodão.

Lavar o carro somente na sombra e com a lataria fria também é essencial. Desse modo, é possível evitar que o calor seque e crie manchas na pintura.

Após a limpeza, é fundamental dar um acabamento com uma cera de boa qualidade. A aplicação de cera dá brilho e protege a lataria contra os raios UV; por isso, deve ser feita, no mínimo, a cada um mês para que gere efeitos duradouros.

Por último, de nada adianta saber como proteger a pintura do veículo durante a lavagem sem utilizar os produtos certos. Querosene, detergente e sabão em pó, entre outros, não são recomendados. Eles possuem pH e componentes químicos que danificam a lataria de modo permanente.

O ideal é usar somente produtos específicos para automóveis.

Cristalização e vitrificação

São opções mais caras, mas se você quer garantir uma proteção efetiva e mais duradoura para a pintura do seu veículo, invista na cristalização e vitrificação.

A cristalização consiste na aplicação de camada fina de resina (teflon) na lataria. Como resultado, podemos citar maior proteção e durabilidade à pintura, além de brilho intensificado.

Já na vitrificação, é aplicado vidro líquido na lataria do veículo. A película de alta resistência protege a pintura contra as ações climáticas, sujeira, raios UVA, seivas de árvores e outros agentes externos. 

Além disso, acentua o brilho e promove um efeito hidrofóbico à superfície do veículo, repelindo a água e evitando a formação de manchas após chuvas, por exemplo.

Conheça a Let’s

A Let’s é uma empresa especializada na terceirização de frotas, tanto para veículos leves quanto para pesados (além de implementos e equipamentos). Um de nossos diferenciais é a assistência para manutenção especializada – que terá condições de avaliar a qualidade e a necessidade de conservar a pintura, por exemplo.

Fale conosco para conhecer nossas soluções!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.