Iniciamos hoje uma sessão especial em nosso blog: a Let’s Explica. Frequentemente vamos trazer explicações e dicas sobre como cuidar melhor do seu carro. O assunto de hoje é pneus.
Conhecer dicas para cuidar dos pneus do seu carro é muito importante para evitar o desgaste prematuro desses componentes – afinal, pneus bem cuidados podem até ter a sua vida útil estendida. Para isso, é preciso desenvolver alguns hábitos simples.
Cuidar dos pneus também é importante por questões de segurança e até mesmo econômicas – pneus com a manutenção em dia ajudam a gastar menos combustível, além do próprio valor dos pneus para troca, que costuma ser salgado.
Confira abaixo as dicas da Let’s para você cuidar melhor dos pneus do seu carro:
Calibragem
É importante ter o hábito de calibrar os pneus com frequência, pelo menos a cada 15 dias ou logo antes de uma viagem mais longa. Por mais que o pneu esteja bem selado no aro, sempre haverá perda de pressão. Rodar com baixa pressão nos pneus é prejudicial pois o peso do veículo força as laterais do pneu e pode deformá-lo. Para fazer a calibragem com a pressão indicada, consulte o manual do fabricante do veículo. Dependendo da situação será utilizada uma pressão diferente nos pneus da frente e nos traseiros. A informação também consta na parte interna das portas ou da tampa da entrada do tanque de combustíveis.
Alinhar e balancear
Também é preciso manter o carro sempre alinhado e com as rodas balanceadas. O alinhamento corrige a suspensão para que os pneus fiquem retos, alinhados ao volante, e o balanceamento faz com que as rodas girem no próprio eixo, sem bambear. Esses dois procedimentos garantem que o carro rode sem puxar a direção e sem tremer. Assim, é possível garantir uma direção macia e agradável, conservando os pneus e prevenindo desgastes irregulares. A frequência indicada para um uso comum do veículo para o alinhamento e balanceamento é a cada 10 mil quilômetros ou antes, caso você passe por muitos buracos e sinta que isso prejudicou a dirigibilidade do carro. Caso o veículo tenha uma utilização mais robusta, essa frequência deve ser menor.
Rodízio
Como os carros possuem diferentes tipos de tração e peso, o rodízio faz com que o jogo de pneus tenha um desgaste igual, pois todos os pneus passam um tempo em cada eixo do carro. Assim, é possível aproveitar ao máximo cada um e adiar a troca do jogo. O rodízio também deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros. A forma como ele é feito depende do tipo de pneu e da tração do veículo.
Cuidar do estepe
Não adianta focar nos cuidados dos pneus que estão todos os dias em contato com o chão e esquecer-se do estepe. Para uma boa conservação, calibre-o sempre que for calibrar os demais pneus. Atenção: coloque sempre pressão a mais e nunca inclua esse pneu no rodízio do veículo. Caso um pneu fure, coloque o estepe apenas para dirigir até a borracharia mais próxima. Hoje, os veículos têm vindo com estepes diferentes dos demais pneus, portanto, é importante se atentar às especificações de rodagem.
Evite freadas bruscas
Por último, fique atento à sua condução. Em carros que não possuem controle de tração nem ABS, fica mais fácil cantar pneu em arrancadas, além de arrastá-los em freada brusca. Evite essas ações. O melhor a fazer é dirigir com prudência e dentro dos limites de velocidade. Do contrário, você está desgastando excessivamente os seus pneus, fazendo com que o material que o constitui acabe mais rápido.
Conheça a Let’s
Se você tem uma frota de veículos em sua empresa, sabe bem o trabalho que dá cuidar da manutenção (dos pneus e de outras peças) de todos os veículos.
Isso pode ser resolvido com a terceirização da frota. A Let’s é especialista neste serviço. Com ele, você não precisa se preocupar com a manutenção dos veículos: a gente cuida disso pra você.
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