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Manutenção do carro cada 5 mil ou 10 mil km deve ser levada ao pé da letra?

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A manutenção periódica do carro usado por empresas garante sua segurança, eficiência e durabilidade. Uma questão comum entre gestores de frota é a frequência com que essa revisão deve ser feita: a cada 5 mil ou 10 mil quilômetros?

Apesar de os manuais dos fabricantes estabelecerem prazos específicos, muitos se perguntam se seguir essa recomendação à risca é realmente necessário.

Neste texto, vamos explorar os fatores que influenciam essa decisão, como o tipo de uso do carro, o ambiente onde ele circula e as recomendações de especialistas, ajudando você a entender se a manutenção a cada 5 mil ou 10 mil km deve ser levada ao pé da letra.

Entenda a divisão por quilometragem

A divisão entre 5 mil e 10 mil km para a avaliação e troca de itens nos veículos existe por uma razão prática e técnica, ligada ao desgaste natural dos componentes e à preservação do desempenho do veículo. 

Itens como óleo do motor, filtros e outros fluidos automotivos são projetados para garantir a proteção e a eficiência do motor apenas dentro de um limite específico de quilometragem ou tempo de uso. Esse limite depende da composição química dos produtos e das condições às quais o veículo é submetido.

Por exemplo, o óleo do motor é formulado para lubrificar, resfriar e proteger as peças internas do motor. No entanto, ele acumula resíduos e perde suas propriedades de viscosidade com o tempo e o uso, especialmente em condições severas, como engarrafamentos frequentes ou clima extremo.

Para que o óleo continue a desempenhar seu papel com eficiência, a troca é recomendada entre 5 mil e 10 mil km, dependendo do tipo de óleo (mineral, semissintético ou sintético) e das especificações do fabricante. Essa recomendação também varia para outros itens, como filtros de ar e combustível, pois cada um tem sua própria vida útil e função específica, como reter partículas e garantir uma mistura de ar e combustível limpa.

Esse intervalo de quilometragem é, portanto, uma maneira de garantir que o veículo opere em seu melhor estado, prevenindo desgastes excessivos e aumentando sua durabilidade e segurança.

Itens para ficar de olho

Quando o veículo é utilizado em condições extremas, como em terrenos irregulares, climas com grandes variações de temperatura ou trânsito intenso e frequente, certos componentes sofrem desgaste acelerado e podem precisar de trocas antes mesmo de atingir os 5 mil ou 10 mil km recomendados. Aqui estão algumas das principais peças e componentes que podem exigir substituição mais frequente:

  • Óleo do motor: Em situações de uso intenso, o óleo se degrada mais rápido devido ao aumento da temperatura e ao acúmulo de resíduos, perdendo suas propriedades de lubrificação e proteção. O óleo pode precisar ser trocado a cada 3 mil km em algumas condições.
  • Filtro de óleo: Junto com o óleo, o filtro é fundamental para manter o motor livre de partículas contaminantes. Em uso extremo, ele pode saturar mais rapidamente, necessitando de trocas frequentes para evitar danos ao motor.
  • Filtro de ar: Em áreas com muita poeira ou partículas em suspensão (como estradas de terra), o filtro de ar entope mais rápido, comprometendo o desempenho e a eficiência do motor. Nesses casos, ele pode precisar de substituição com mais frequência, para manter a entrada de ar limpa e eficiente.
  • Pastilhas de freio: Condições severas de trânsito, como paradas e arrancadas constantes, aumentam o desgaste das pastilhas, que podem precisar ser trocadas antes do intervalo padrão, garantindo uma frenagem segura.
  • Velas de ignição: Para veículos que enfrentam condições extremas de temperatura ou esforços constantes, as velas podem perder sua eficiência rapidamente, causando falhas na ignição e exigindo substituição para manter o motor em boas condições.
  • Correia dentada: Em condições de uso extremo, a correia dentada sofre desgaste e ressecamento, aumentando o risco de rompimento. Uma inspeção cuidadosa antes do intervalo recomendado é necessária, pois seu rompimento pode causar danos graves ao motor.
  • Sistema de arrefecimento: Em uso extremo, o sistema de arrefecimento é sobrecarregado, aumentando o desgaste das mangueiras, do líquido de arrefecimento e do radiador. Revisões frequentes garantem que o sistema funcione bem e evite superaquecimento.

Cada caso é um caso

A divisão entre 5 mil e 10 mil km para avaliação e troca de itens dos veículos é uma média calculada com base no uso geral da maioria dos veículos de passeio e comerciais leves. Contudo, essa orientação não cobre todas as situações, uma vez que diferentes condições de operação – como rotas, carga transportada, tipo de terreno e clima – influenciam diretamente o desgaste de peças e a vida útil dos produtos utilizados na manutenção.

Para uma gestão de frota realmente eficiente, é fundamental contar com o apoio de especialistas que possam avaliar as demandas específicas de cada veículo e identificar as necessidades de manutenção de forma mais precisa. 

Profissionais capacitados podem personalizar os intervalos de troca de componentes, ajustando-os conforme o tipo de uso e as particularidades da frota. Dessa forma, é possível aumentar a durabilidade dos veículos, evitar paradas não planejadas e otimizar os custos operacionais, adequando as trocas e inspeções ao que cada veículo realmente precisa.

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A Let’s EBEC tem esse tipo de profissional para avaliar a necessidade específica de manutenção de cada tipo de veículo de acordo com seu uso.

Somos especializados em soluções para a gestão e terceirização de frotas, aluguel de veículos pesados e locação de 4X4, cuidando da aquisição, manutenção, seguro e gestão dos veículos. Uma opção econômica e eficiente para empresas que não desejam se preocupar com gestão de veículos.

A gestão e terceirização de frota envolve o planejamento, organização e supervisão de todos os veículos de uma empresa para que ela se concentre em suas atividades principais.

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