Blog

Mitos e verdades sobre o uso de combustíveis no inverno

Compartilhe

Em tempos de fake news, o uso de combustíveis no inverno desperta muitas dúvidas. Se o consumo aumenta, se compensa mais utilizar um combustível ou outro, se abastecendo no frio a bomba libera uma maior quantidade de produto…

No fim das contas, a preocupação do motorista continua sendo uma só: economizar. Algo essencial diante dos constantes aumentos impostos sobre a gasolina e o etanol.

Nesse mundo de informações a respeito do uso de combustíveis no inverno, há muitas verdades, alguns exageros e algumas mentiras também.

Resolvemos fazer um fact checking para mostrar afinal o que pode e o que não pode ser levado a sério quanto ao assunto. Confira.

Abastecer no frio gera ganho em quantidade de combustível?

Sim e não. Vamos explicar.

A informação que circula diz que se um motorista abastece seu carro pela manhã, quando a temperatura é mais baixa, ele ganha em quantidade de combustível. O contrário ocorre com aquele que abastece seu veículo à tarde, com dia mais quente. Isso aconteceria porque, em temperaturas mais baixas, o líquido fica mais denso, ou seja, em um litro de combustível, haverá mais massa (mais peso).

Isso é verdade. Em um dia em que a variação entre a temperatura da manhã e da tarde for de 10°C, por exemplo, a diferença total na gasolina seria de cerca de 1,2% do volume total abastecido. Quer dizer: considerando o litro da gasolina a R$ 5,50, encher um tanque de 50 litros com a temperatura a 14°C gera uma economia de R$ 3,30 em relação ao abastecimento com a temperatura em 24°C.

Enquanto você pondera se é muito ou pouco, saiba que isso faz pouca diferença na prática. Isso porque os combustíveis são expostos à variação de temperatura por muito pouco tempo enquanto o carro é abastecido. Tanto a gasolina quanto o etanol são acondicionados em tanques subterrâneos isolados termicamente – ou seja, mantêm quase sempre a mesma densidade.

Por que o carro não dá partida com etanol?

O importante a saber é que a única diferença sobre o uso do etanol no frio é quanto à partida do carro. Isso porque não é exatamente o líquido que faz o carro funcionar, mas sim os vapores gerados por ele.

Em dias abaixo dos 15°C, o etanol não produz esses gases com eficiência, sendo necessário o sistema de partida a frio. Ou seja: o bom e velho tanquinho de gasolina. É o fôlego que o etanol precisa na explosão.

O problema é que o tanquinho só é acionado em baixas temperaturas. E quando isso não acontece tanto, é provável que a gasolina do tanquinho tenha ficado velha. Sim: a gasolina perde a validade em cerca de 4 a 6 meses.

Quer dizer: a gasolina envelheceu, o carro não funcionou e o coitado do etanol é que paga o pato.

Já nos casos de carros flex mais modernos, sem o tanquinho, o sistema elétrico e o de partida devem estar em boas condições. Naqueles com injeção direta a alta pressão se encarrega da partida.

O etanol rende menos no frio?

Sim. Mas isso acontece com a gasolina também. E por um motivo bem simples: em baixas temperaturas, a fricção na transmissão aumenta por causa do resfriamento do óleo e dos outros fluidos.

Isso quer dizer que o motor precisa de mais tempo para alcançar a eficiência, o que afeta mais os trajetos curtos. E o aquecimento da cabine acrescenta a demanda do motor.

Além disso, o ar frio é mais condensado, aumentando o arrasto, especialmente nas rodovias. Os pneus também sentem: a pressão diminui, aumentando a resistência de rodagem.

Cuide bem da sua frota

Se você trabalha com frotas, sabe bem o trabalho que dá administrar todos esses detalhes. Conheça o serviço de terceirização de frotas da Let’s. Com a terceirização da Let’s, é possível escolher os veículos certos para otimizar o uso de combustíveis. Quem já tem a frota terceirizada pode fazer trocas eventuais em determinados veículos com a mesma finalidade.

Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.

Entre em contato para conhecer nossas soluções.

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.