Finanças

Como sua empresa pode economizar com combustível?

Compartilhe

Independente das circunstâncias, qualquer empresa sempre busca meios para economizar. E os gastos com combustível dos veículos utilizados pelos colaboradores não podem ficar de fora.

Uma empresa que faz uso constante de veículos não pode subestimar o potencial de economia com combustíveis com a adoção de medidas simples.

Neste artigo, daremos dicas e apresentaremos algumas ações que podem ser tomadas para otimizar o consumo de combustível dos veículos.

O veículo certo para cada tarefa

Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem as demandas de cada setor para o uso do veículo. Por exemplo, se o veículo é mais usado em vias urbanas ou rodovias. Porque, em relação ao uso de combustível, isso faz toda a diferença.

O motorista que dirige na cidade precisa frear mais o carro, além de trocar mais marchas, o que aumenta o consumo de combustível. Por isso, para estes casos compensa disponibilizar veículos mais econômicos, como os com motor 1.0.

Já para as rodovias o uso de veículos com motores mais potentes, mas que tenham bom rendimento, pode ser compensatório.

Na ponta do lápis

É essencial que os veículos sejam flex, além de manter o controle do consumo e dos preços cobrados sobre o etanol e a gasolina para saber o que está compensando mais em determinado momento.

Além disso, a empresa pode buscar parcerias com postos de combustíveis para que ganham exclusividade no abastecimento de sua frota, em troca de descontos ou condições especiais de pagamento.

Outra recomendação importante é manter a manutenção do carro em dia. Com tudo funcionando corretamente, o combustível é bem aproveitado e, assim, o consumo é menor.

Engajamento dos funcionários

Tudo isso, para ser posto em prática, depende do engajamento dos colaboradores. Porque a economia depende bastante de suas ações individuais. A seguir daremos algumas dicas práticas para aumentar a economia de combustível no dia a dia.

Evitar frear ou acelerar sem necessidade
O ideal é dirigir sempre num ritmo fluido e moderado, sem muitos arranques, já que, para ganhar velocidade, o motor precisa trabalhar mais e consumir mais combustível.

Trocar as marchas corretamente
Muitas vezes, temos a impressão equivocada de que marchas leves são sempre sinônimo de menos gasto de combustível. Mas não é bem assim. O que faz o carro funcionar com mais eficiência é a relação entre os giros do motor e a marcha engatada. Para acertar sempre, você precisa esperar o carro indicar que é a hora de fazer a troca.

Equilibrar o uso do ar-condicionado
Existe o mito de que o ar-condicionado ligado aumenta o gasto de combustível. Nem sempre isso é verdade. Isso vale para o deslocamento mais lento nas cidades, quando realmente é melhor deixar o aparelho desligado. Já em vias de trânsito rápido — acima de 60 km/h —, o ar-condicionado é bem-vindo em comparação aos vidros abertos.

Terceirize sua frota

Outra medida de forte impacto econômico é terceirizar a frota da empresa. Com a terceirização, é possível escolher os veículos certos para otimizar o uso de combustíveis. Quem já tem a frota terceirizada pode fazer trocas eventuais em determinados veículos com a mesma finalidade.

Fale com a Let’s para obter mais informações a respeito. Somos um uma empresa especializada em terceirização de frotas. Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.

Entre em contato para conhecer nossas soluções.

Compartilhe
Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.