Finanças

Como sua empresa pode economizar com combustível?

Independente das circunstâncias, qualquer empresa sempre busca meios para economizar. E os gastos com combustível dos veículos utilizados pelos colaboradores não podem ficar de fora.

Uma empresa que faz uso constante de veículos não pode subestimar o potencial de economia com combustíveis com a adoção de medidas simples.

Neste artigo, daremos dicas e apresentaremos algumas ações que podem ser tomadas para otimizar o consumo de combustível dos veículos.

O veículo certo para cada tarefa

Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem as demandas de cada setor para o uso do veículo. Por exemplo, se o veículo é mais usado em vias urbanas ou rodovias. Porque, em relação ao uso de combustível, isso faz toda a diferença.

O motorista que dirige na cidade precisa frear mais o carro, além de trocar mais marchas, o que aumenta o consumo de combustível. Por isso, para estes casos compensa disponibilizar veículos mais econômicos, como os com motor 1.0.

Já para as rodovias o uso de veículos com motores mais potentes, mas que tenham bom rendimento, pode ser compensatório.

Na ponta do lápis

É essencial que os veículos sejam flex, além de manter o controle do consumo e dos preços cobrados sobre o etanol e a gasolina para saber o que está compensando mais em determinado momento.

Além disso, a empresa pode buscar parcerias com postos de combustíveis para que ganham exclusividade no abastecimento de sua frota, em troca de descontos ou condições especiais de pagamento.

Outra recomendação importante é manter a manutenção do carro em dia. Com tudo funcionando corretamente, o combustível é bem aproveitado e, assim, o consumo é menor.

Engajamento dos funcionários

Tudo isso, para ser posto em prática, depende do engajamento dos colaboradores. Porque a economia depende bastante de suas ações individuais. A seguir daremos algumas dicas práticas para aumentar a economia de combustível no dia a dia.

Evitar frear ou acelerar sem necessidade
O ideal é dirigir sempre num ritmo fluido e moderado, sem muitos arranques, já que, para ganhar velocidade, o motor precisa trabalhar mais e consumir mais combustível.

Trocar as marchas corretamente
Muitas vezes, temos a impressão equivocada de que marchas leves são sempre sinônimo de menos gasto de combustível. Mas não é bem assim. O que faz o carro funcionar com mais eficiência é a relação entre os giros do motor e a marcha engatada. Para acertar sempre, você precisa esperar o carro indicar que é a hora de fazer a troca.

Equilibrar o uso do ar-condicionado
Existe o mito de que o ar-condicionado ligado aumenta o gasto de combustível. Nem sempre isso é verdade. Isso vale para o deslocamento mais lento nas cidades, quando realmente é melhor deixar o aparelho desligado. Já em vias de trânsito rápido — acima de 60 km/h —, o ar-condicionado é bem-vindo em comparação aos vidros abertos.

Terceirize sua frota

Outra medida de forte impacto econômico é terceirizar a frota da empresa. Com a terceirização, é possível escolher os veículos certos para otimizar o uso de combustíveis. Quem já tem a frota terceirizada pode fazer trocas eventuais em determinados veículos com a mesma finalidade.

Fale com a Let’s para obter mais informações a respeito. Somos um uma empresa especializada em terceirização de frotas. Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.

Entre em contato para conhecer nossas soluções.

Você também pode gostar