Finanças

Frota terceirizada significa mais economia?

Compartilhe

A resposta para a pergunta que dá título a este artigo é simples: sim. Terceirizar a frota de veículos gera uma economia real de recursos para a empresa que adotar este modelo.

Mas há alguns pontos que merecem ser discutidos mais a fundo. O primeiro é que há atualmente um certo movimento que defende o aluguel de veículos em vez de sua compra.

É a ideia da cultura do compartilhamento, que diz que usar determinado serviço é melhor do que possuir um bem. É uma tendência forte que não é nova e não se limita aos automóveis. Inclui as plataformas de streaming (de vídeo e músicas), imóveis, etc.

Mas será que as empresas devem se deixar seduzir por este tipo de novidade? Quais são as vantagens e desvantagens de terceirizar a frota? É o que discutiremos neste artigo.

Economia real

A terceirização de modo geral ganhou força desde a Reforma Trabalhista e bastante importância com a pandemia da COVID-19, como alternativa econômica para empresas contratantes e contratadas.

Há levantamentos realizados pelo mercado que apontam uma economia de recursos de 20% a 30% com a terceirização da frota. 

 A economia acontece por uma série de razões. A primeira é o fato da empresa não precisar imobilizar capital ou linha de crédito para a compra de veículos, deixando os recursos liberados para novos investimentos.

Ou seja: a empresa gasta somente o necessário com sua frota e ganha tempo e dinheiro para se preocupar com suas prioridades de negócio.

Mas as vantagens vão além. Sem uma frota própria, a empresa também não precisa gastar com manutenção ou seguros para os veículos.

E tem mais: não precisa, ainda, arcar com o custo de desvalorização dos veículos e o baixo valor de revenda após sua vida útil.

Mercado em alta

Uma prova de que a terceirização da frota está em alta são os números do balanço mais recente do setor. Em 2020, o segmento conseguiu ultrapassar a marca de 1 milhão de veículos sob sua gestão. As locadoras compraram 360.567 carros zero quilômetro no ano passado, equivalentes a 20,6% de todos os automóveis e comerciais leves emplacados em 2020 no Brasil. 

Os dados estão no Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, produzido pela ABLA (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis).

Ainda segundo a Abla, quase 70% do faturamento das locadoras de veículos vem por meio da terceirização de frotas, e não do “rent a car” (modalidade de aluguel de veículos para turismo ou reposição de automóveis que estão passando por reparos).

Conheça as soluções da Let’s

A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frota de veículos. 

Integramos a Vix e o Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do Brasil, que atua em todo o território nacional com transporte de passageiros, soluções de logística e comércio de veículos.

Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.

Entre em contato para conhecer nossas soluções ou obter mais informações sobre nossos serviços.

Compartilhe
Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.