Inovação

Gestão de frota: quais são as principais tendências?

Compartilhe

Otimizar o uso dos veículos é uma busca constante em empresas. O controle mais eficaz da frota se torna mais importante ainda em companhias que dependem dos carros para as vendas, assistência técnica, segurança, distribuição e logística, por exemplo.

Isso porque a utilização de veículos gera gastos, que nem sempre são fáceis de justificar diante das prioridades do negócio.

Diante das dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19, e que permanecem em 2021, o uso consciente de veículos representa uma grande oportunidade para que empresas modifiquem hábitos em prol de mais saúde financeira.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as tendências para a terceirização de frota neste ano e os benefícios de adotar estratégias inteligentes em relação ao uso de veículos.

Não fuja da tecnologia

Nos últimos anos avançou de forma significativa o desenvolvimento de soluções de tecnologia para as mais diversas atividades econômicas. E não seria diferente com a terceirização de frota.

A grande tendência do setor para 2021 é sair do manual e render-se à automação. Por mais competentes que sejam seus profissionais, o controle analógico representa um grande desperdício de tempo, além de tornar a gestão mais suscetível a erros.

Além disso, o uso de plataformas acaba com os achismos e a intuição na hora de tomar decisões acerca dos veículos. Está na hora de fazer a manutenção? Nossos colaboradores se envolveram em acidentes? Quantos e quando? Quanto gastamos em combustível este mês?

As tecnologias baseadas na inteligência de negócios (ou Business Intelligence) dão as respostas por meio de dados, possibilitando a tomada de decisões com uma margem de erro bastante reduzida.

As principais tendências

Dessa forma, a conclusão óbvia é que as principais tendências para terceirização de frotas em 2021 passam pela adoção de sistemas de automação e tecnologias. Tudo para que, no fim das contas, a empresa consiga economizar sem perder produtividade. A seguir, vamos especificar algumas delas.

Inteligência artificial
Sistemas baseados em inteligência artificial podem otimizar rotas, avaliar o consumo de combustível e a necessidade de manutenção dos veículos.

Softwares
Para tirar o máximo proveito da inteligência artificial e automação é imprescindível a adoção de programas com interface clara e intuitiva para gestão.

Terceirização
A aplicação dos dois itens citados acima pode parecer dolorosa e demorada, mas o problema pode ser facilmente resolvido com a terceirização da frota. Empresas especializadas podem oferecer não apenas os veículos, mas ferramentas para automação do controle das informações.

Sustentabilidade
O impacto das operações das empresas no meio ambiente é cada vez mais percebido. Por isso, sairá na frente quem adotar essa preocupação como prioridade. Com a terceirização da  frota, é possível, por exemplo, utilizar veículos menos poluentes

Qualificação
A adaptação a essa nova realidade exige gestores de frotas e motoristas cada vez mais capacitados. Não apenas para que saibam usar os sistemas e coletar dados, mas também que deixem de apelar ao “jeitinho” e confiem nas plataformas de inteligência.

Conheça a Let’s

A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frota. Integramos a Vix e o Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do Brasil, que atua em todo o território nacional com transporte de passageiros, soluções de logística e comércio de veículos.

Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.

Entre em contato para conhecer nossas soluções ou obter mais informações sobre nossos serviços.

Compartilhe
Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.