gestão de frota

Gestão de frota: quais são as principais tendências?

Otimizar o uso dos veículos é uma busca constante em empresas. O controle mais eficaz da frota se torna mais importante ainda em companhias que dependem dos carros para as vendas, assistência técnica, segurança, distribuição e logística, por exemplo.

Isso porque a utilização de veículos gera gastos, que nem sempre são fáceis de justificar diante das prioridades do negócio.

Diante das dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19, e que permanecem em 2021, o uso consciente de veículos representa uma grande oportunidade para que empresas modifiquem hábitos em prol de mais saúde financeira.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as tendências para a terceirização de frota neste ano e os benefícios de adotar estratégias inteligentes em relação ao uso de veículos.

Não fuja da tecnologia

Nos últimos anos avançou de forma significativa o desenvolvimento de soluções de tecnologia para as mais diversas atividades econômicas. E não seria diferente com a terceirização de frota.

A grande tendência do setor para 2021 é sair do manual e render-se à automação. Por mais competentes que sejam seus profissionais, o controle analógico representa um grande desperdício de tempo, além de tornar a gestão mais suscetível a erros.

Além disso, o uso de plataformas acaba com os achismos e a intuição na hora de tomar decisões acerca dos veículos. Está na hora de fazer a manutenção? Nossos colaboradores se envolveram em acidentes? Quantos e quando? Quanto gastamos em combustível este mês?

As tecnologias baseadas na inteligência de negócios (ou Business Intelligence) dão as respostas por meio de dados, possibilitando a tomada de decisões com uma margem de erro bastante reduzida.

As principais tendências

Dessa forma, a conclusão óbvia é que as principais tendências para terceirização de frotas em 2021 passam pela adoção de sistemas de automação e tecnologias. Tudo para que, no fim das contas, a empresa consiga economizar sem perder produtividade. A seguir, vamos especificar algumas delas.

Inteligência artificial
Sistemas baseados em inteligência artificial podem otimizar rotas, avaliar o consumo de combustível e a necessidade de manutenção dos veículos.

Softwares
Para tirar o máximo proveito da inteligência artificial e automação é imprescindível a adoção de programas com interface clara e intuitiva para gestão.

Terceirização
A aplicação dos dois itens citados acima pode parecer dolorosa e demorada, mas o problema pode ser facilmente resolvido com a terceirização da frota. Empresas especializadas podem oferecer não apenas os veículos, mas ferramentas para automação do controle das informações.

Sustentabilidade
O impacto das operações das empresas no meio ambiente é cada vez mais percebido. Por isso, sairá na frente quem adotar essa preocupação como prioridade. Com a terceirização da  frota, é possível, por exemplo, utilizar veículos menos poluentes

Qualificação
A adaptação a essa nova realidade exige gestores de frotas e motoristas cada vez mais capacitados. Não apenas para que saibam usar os sistemas e coletar dados, mas também que deixem de apelar ao “jeitinho” e confiem nas plataformas de inteligência.

Conheça a Let’s

A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frota. Integramos a Vix e o Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do Brasil, que atua em todo o território nacional com transporte de passageiros, soluções de logística e comércio de veículos.

Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.

Entre em contato para conhecer nossas soluções ou obter mais informações sobre nossos serviços.

Tags:

Você também pode gostar

Nosso site utiliza cookies para melhorar a sua segurança e experiência online. Leia mais sobre nossa Política de Privacidade. Ao continuar, você concorda com as condições.