Blog

Modificação de veículos: por que não indicamos

Compartilhe

No começo deste ano (2024), um caso chamou atenção: quatro jovens morreram dentro de um veículo estacionado na rodoviária de Camboriú (SC). Posteriormente, descobriu-se que eles foram intoxicados por monóxido de carbono. O vazamento foi fruto da instalação de uma peça conhecida como downpipe – tubo que sai da turbina ao catalisador com função de dar maior vazão ao fluxo de gases de escapamento do veículo.

A peça costuma ser instalada no sistema de descarga do automóvel para melhorar o desempenho do motor, dando a ele mais potência e aumentando seu ruído. A peça se rompeu e o gás tóxico foi para o interior do veículo pelo ar-condicionado.

O caso é um exemplo bastante grave de como a modificação de veículos pode ser prejudicial ao carro e também seus ocupantes. Neste texto, falaremos sobre a modificação de automóveis e porque não recomendamos essa prática.

É importante destacar que estamos tratando apenas de alterações “supérfluas”, com finalidades estéticas ou de desempenho, e não modificações que podem ser necessárias para garantir o funcionamento de sistemas ou melhorar a segurança do veículo. Por exemplo, troca de peças antigas por mais novas, aplicação de logos e pintura com as cores de empresas etc.

Modificação de veículos

A modificação de veículos tem sido uma prática popular entre entusiastas automotivos há décadas, oferecendo uma maneira de personalizar e aprimorar o desempenho de um veículo conforme as preferências individuais. 

Existem diversos tipos de modificações que podem ser realizadas em veículos, abrangendo desde alterações estéticas até modificações que visam melhorar o desempenho. Aqui estão alguns dos principais tipos de modificações nos veículos:

  • Estéticas: Incluem mudanças na pintura, adição de decalques, instalação de spoilers, saias laterais, aerofólios, entre outros, com o objetivo de alterar a aparência externa do veículo.
  • Suspensão: Modificações na suspensão podem incluir rebaixamento do veículo, instalação de kits de suspensão esportiva, molas mais rígidas, barras estabilizadoras, entre outros, para melhorar a estabilidade ou o estilo do carro.
  • Desempenho do motor: Isso pode incluir alterações no sistema de admissão de ar, escapamento esportivo, reprogramação da central eletrônica (chip tuning), instalação de turbocompressores, compressores, nitro, entre outros, com o objetivo de aumentar a potência, torque e desempenho geral do veículo, ou simplesmente aumentar o “ronco” do motor.
  • Freios: Modificações nos freios podem envolver a instalação de discos maiores, pinças de freio de alta performance, linhas de freio de aço inoxidável, fluido de freio de alta temperatura, entre outros, para melhorar a capacidade de frenagem e resistência ao calor.
  • Interior: Incluem alterações no interior do veículo, como instalação de sistemas de áudio personalizados, bancos esportivos, volantes, manoplas de câmbio, medidores adicionais, entre outros, para melhorar o conforto ou a estética interna.
  • Iluminação: Modificações na iluminação podem incluir a instalação de faróis de xenônio, LEDs, luzes neon, entre outros, para melhorar a visibilidade ou alterar a aparência externa do veículo.

Implicações das mudanças em veículos

As modificações de veículos – mesmo as aparentemente mais “inocentes” – podem acarretar diversas implicações que vão desde questões legais até preocupações com segurança e desempenho. Entre elas, é possível destacar:

Segurança comprometida

Modificações inadequadas podem comprometer a segurança do veículo, dos ocupantes e de outros usuários da estrada. Alterações na suspensão, freios, direção, entre outros, podem afetar negativamente o manuseio, a estabilidade e a capacidade de frenagem do veículo.

Risco de acidentes

Veículos modificados podem se tornar mais propensos a acidentes devido a alterações que afetam o equilíbrio do veículo, a capacidade de resposta aos comandos do motorista e a visibilidade.

Anulação da garantia

Certas modificações podem anular a garantia oferecida pela montadora, deixando o proprietário responsável por quaisquer custos de reparo futuros relacionados aos componentes modificados.

Violação de regras

Dependendo da natureza das modificações, o veículo modificado pode não estar em conformidade com regulamentos de trânsito locais, estaduais ou federais, resultando em multas, apreensão do veículo ou outras penalidades legais.

Desvalorização do veículo

Modificações excessivas ou inadequadas podem reduzir o valor de revenda do veículo, pois os potenciais compradores podem ser desencorajados por preocupações com segurança, manutenção e conformidade legal.

Maior desgaste e manutenção

Modificações que aumentam a potência do motor ou alteram outros sistemas do veículo podem levar a um maior desgaste de componentes e requerer manutenção mais frequente.

Custos adicionais

Além do custo inicial das modificações, os proprietários podem enfrentar custos adicionais para manutenção, reparos e possível restauração do veículo às especificações originais, se necessário.

Ou seja: é importante considerar cuidadosamente as implicações de qualquer modificação antes de proceder e, quando necessário, buscar a orientação de profissionais qualificados para garantir que as modificações sejam feitas de forma segura, legal e eficaz.

Conheça a Let’s

A Let’s é especializada em soluções para a gestão e terceirização de frotas e aluguel de veículos pesados, cuidando da aquisição, manutenção, seguro e gestão dos veículos. Uma opção econômica e eficiente para empresas que não desejam se preocupar com gestão de veículos.

A gestão e terceirização de frota envolve o planejamento, organização e supervisão de todos os veículos de uma empresa para que ela se concentre em suas atividades principais.

Integramos o Grupo VIXpar, que tem mais de 50 anos de experiência em soluções de logística e mobilidade. O propósito de “mover o mundo com excelência e respeito às pessoas” é o que norteia nossas ações.

Fale conosco para conhecer nossas soluções!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.