Finanças

O que muda no mercado de pesados com a chegada do Euro 6

Compartilhe

O Euro 6, sistema para a redução na emissão de gases poluentes por veículos pesados, chega ao Brasil em janeiro de 2023. O impacto imediato é o aumento no preço dos caminhões, mas o principal objetivo é a queda de poluentes na atmosfera a longo prazo.

Neste texto, vamos explicar o que é o Euro 6, como a indústria nacional está se adaptando e quais serão os reflexos das mudanças para o mercado.

O que é Euro 6?

O sistema Euro – modificado por números à medida em que novas etapas são implantadas – é um projeto adotado na Europa para a redução de poluentes dos veículos pesados.

No Brasil, o projeto ganhou o nome de Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e é regulamentado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

O projeto usa as mesmas bases do Euro, que atualmente está em seu sexto estágio de implantação na Europa. O equivalente do Euro 6 no Brasil é o Proconve P8, que entra em vigor em janeiro de 2023.

O que isso significa?

A cada mudança de norma existe uma redução dos níveis de poluentes. Dessa forma, o Euro 6 (ou Proconve P8)  tem como principal meta reduzir ainda mais esses índices quando comparado ao sistema Euro 5 (Proconve P7).

Para atender aos padrões dessa fase, os motores automotivos passaram por modificações, e os veículos foram equipados com sistemas de pós-tratamento dos gases de escapamento.

Uma das tecnologias utilizadas é conhecida como Redução Catalítica Seletiva (SCR8, na sigla em inglês) – que envolve o uso do Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo, o Arla 32 – e a outra, Recirculação dos Gases de Escape (EGR9, na sigla em inglês).

E o que muda na prática?

O fabricante e/ou importador deverá comprovar o atendimento aos limites máximos de emissão de poluentes pelos intervalos de rodagem e de tempo dentro das regras e limites de emissão estabelecidas pelo Proconve P8 (sistema Euro 6).

Além disso, o Proconve P8 exige a medição de emissão de poluentes em tráfego real no ato da homologação e deverá ser realizada em pelo menos um veículo equipado com motor de configuração mestre de cada família de motor, definido pelo Ibama ou norma técnica brasileira por ele referenciada.

Na norma anterior a medição era feita com motores na bancada. Serão obrigatórios os registros e declaração dos valores de CO2, em g/kWh, e do consumo de combustível, em g/kWh, pelo método balanço de carbono. 

Preço mais salgado

É claro que essas mudanças geram um impacto financeiro. De acordo com as fabricantes, com o Euro 6, em vigor a partir de janeiro de 2023, os caminhões vão ficar, em média, 25% mais caros. 

Vale ressaltar que a nova regra de emissões de poluentes vale para caminhões e ônibus com peso bruto total (PBT) a partir de 3,5 toneladas. Para veículos comerciais com PBT abaixo dessa linha, a regra está valendo desde janeiro de 2022.

Mesmo assim, pode ser uma boa investir na renovação da frota em busca de contratos mais rentáveis. O uso de veículos dentro do Euro 6 pode ajudar na conquista de clientes que levam políticas de ESG a sério ou até mesmo para captar investimentos de grupos estrangeiros, interessados no vínculo com empresas ambientalmente responsáveis.

Fale com a Let’s

A Let ‘s é uma empresa especializada na terceirização de frotas e aluguel de veículos pesados, antenada com os movimentos do mercado para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes.

Entre em contato para saber mais!

Compartilhe

Você acaba de concluir um conteúdo da lista Aluguel de pesados. Confira outros artigos:

1

Blog

Alta do diesel: veja como ganhar em custo-benefício

2

Blog

Aluguel de caminhões é solução para logística crescer sem aumentar custos

3

Blog

Ampliar a capacidade de carga pode ser o que falta para a evolução do seu negócio

4

Blog

Como funciona a locação de veículos pesados da Let’s

5

Blog

Como o aluguel de caminhões pode tornar sua empresa mais sustentável

6

Finanças

E-commerce em alta: como começar a trabalhar com entregas?

7

Blog

Por que investir em um caminhão novo para a sua empresa?

8

Blog

Quanto custa manter um caminhão próprio?

9

Blog

Que tipo de implementos estão disponíveis no aluguel de pesados da Let’s?

10

Novidades

Veículos utilitários ganham novo status na pandemia

11

Blog

Conheça os principais tipos de caminhões e a aplicação de cada um deles

12

Finanças

Caminhões: como economizar com custos fixos e variáveis

13

Inovação

Caminhões: conheça as principais novidades para 2023

14

Inovação

Carros e caminhões elétricos: vale a pena eletrificar a frota?

15

Frotas

Freio Retarder: saiba o que é e conheça os benefícios do sistema

16

Finanças

Na ponta do lápis: quanto sua empresa pode economizar com o aluguel de caminhões?

17

Finanças

O que esperar do mercado de carros novos e usados em 2023?

18

Finanças

O que muda no mercado de pesados com a chegada do Euro 6

19

Finanças

Transporte de cargas: expectativas do mercado para 2023

20

Blog

5 pontos para observar na manutenção de caminhões

21

Blog

6 vantagens de operar com caminhão novo na sua frota

22

Blog

Desafios do transporte de cargas na área urbana

23

Finanças

Impactos da reforma tributária para o setor de transporte de cargas

24

Novidades

Lei do Motorista: entenda as principais mudanças

25

Finanças

Let’s Explica: por que cuidar bem da suspensão do seu caminhão

26

Frotas

Não erre mais: as formas corretas de proteger a carga no seu caminhão

27

Blog

O que é Lei da Balança e o que ela diz sobre a distribuição de peso no caminhão

28

Novidades

O que esperar do mercado de caminhões em 2024: novidades e tendências

29

Blog

Quais são as melhores e piores estradas do Brasil?

30

Pesados

Sinalização no transporte de cargas: faça do jeito certo

31

Mobilidade

Transporte de cargas em alta: aproveite este momento

32

Inovação

Transporte de cargas: como é possível economizar?

33

Novidades

Transporte florestal: como tornar sua operação mais eficiente

34

Frotas

Uso do biodiesel vira cabo de guerra no transporte de cargas

35

Frotas

5 peças do caminhão que quebram com mais frequência – fique de olho nelas

36

Mobilidade

Arla 32, caminhões e caminhonetes: o que você precisa saber

37

Frotas

Por que o aluguel de pesados é uma tendência para o transporte de cargas em 2024

38

Blog

Transporte rodoviário de carga refrigerada: faça da forma certa

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.