Já falamos aqui sobre o ranking da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) que mede a qualidade das estradas brasileiras. O levantamento mais recente, divulgado em novembro de 2023, traz dados ainda estarrecedores:
- No Brasil, 67,5% da malha rodoviária pavimentada é considerada regular, ruim ou péssima.
- Para recuperar as rodovias — com ações emergenciais como reconstrução, restauração e manutenção — são necessários R$ 94,12 bilhões.
- Será também necessário reconstruir 628 km de rodovias onde a superfície se encontra destruída; restaurar 39.357 km de rodovias onde se identificam trincas, buracos, ondulações, remendos e afundamentos.
- Além disso, é preciso fazer a manutenção de 62.278 km de rodovias que foram avaliados como desgastados.
- A pesquisa também mostra que, em 2022, o prejuízo gerado por acidentes foi de R$ 164,54 milhões.
- A falta de acostamento aparece em 33,3% dos trechos avaliados e 40% dos trechos com curvas perigosas não têm sinalização.
São dados que confirmam o que todo condutor de caminhões ou gestor de frota em transportadoras de carga já sabem: as estradas brasileiras são ruins e causam prejuízos consideráveis.
Neste contexto, a manutenção em dia dos caminhões é algo que não pode ser subestimado. Afinal, se as estradas são ruins, qual seria o resultado de operar com caminhões também em más condições? É sobre isso que falaremos neste texto.
Estradas ruins e manutenção dos caminhões
Manter a manutenção dos caminhões em dia é essencial para operar em estradas com condições ruins por uma série de motivos cruciais. Primeiramente, estradas deterioradas aumentam consideravelmente o desgaste dos veículos, afetando seus componentes mecânicos e estruturais. Nesse sentido, uma manutenção preventiva regular pode identificar e corrigir problemas antes que se tornem graves, garantindo assim a integridade e o bom funcionamento dos caminhões, mesmo em condições adversas.
Além disso, estradas com má qualidade frequentemente apresentam superfícies irregulares, buracos e obstáculos inesperados, o que aumenta significativamente o risco de danos aos veículos e, mais importante ainda, coloca em perigo a segurança dos motoristas e de outros usuários das vias. Ao manter a manutenção dos caminhões em dia, os operadores podem minimizar esses riscos, assegurando que os sistemas de freios, suspensão, direção e outros componentes estejam em condições ótimas para lidar com as demandas imprevistas das estradas.
A manutenção regular dos caminhões também contribui para a eficiência operacional, mesmo em estradas de má qualidade. Caminhões bem mantidos tendem a consumir menos combustível, enfrentar menos quebras inesperadas e apresentar menor tempo de inatividade para reparos. Isso não apenas reduz os custos operacionais, mas também aumenta a confiabilidade do transporte, garantindo prazos de entrega mais consistentes e clientes satisfeitos.
Manutenção do caminhão e estradas ruins: o que observar?
Quando se trata de manter os caminhões operacionais em estradas com condições ruins, é crucial prestar atenção a uma série de áreas-chave durante o processo de manutenção. Aqui estão alguns pontos importantes a serem observados:
Suspensão
A suspensão do caminhão é particularmente afetada por estradas irregulares e cheias de buracos. Verifique regularmente os amortecedores, molas e componentes de suspensão para garantir que estejam em boas condições. Qualquer sinal de desgaste excessivo, vazamentos de óleo ou danos deve ser tratado imediatamente.
Pneus
Os pneus são o ponto de contato direto entre o caminhão e a estrada. Em estradas ruins, pneus desgastados ou com pressão inadequada são mais suscetíveis a furos e danos. Mantenha os pneus em boas condições, verificando a pressão regularmente, observando sinais de desgaste irregular e substituindo pneus danificados ou desgastados.
Freios
A capacidade de parar o veículo de forma segura é crucial em estradas com más condições. Verifique regularmente o sistema de freios, incluindo pastilhas, discos, tambores, cilindros de roda e fluido de freio. Certifique-se de que não haja vazamentos e que os freios estejam ajustados corretamente.
Direção e suspensão
A direção precisa ser responsiva e a suspensão deve absorver os solavancos da estrada. Verifique a folga na direção, os componentes da barra de direção e os rolamentos das rodas. Lubrifique conforme necessário e substitua qualquer peça desgastada.
Sistema de iluminação
Em estradas ruins, a visibilidade pode ser reduzida, especialmente durante condições climáticas adversas. Certifique-se de que todas as luzes do veículo estejam funcionando corretamente, incluindo faróis, lanternas, luzes de freio e luzes de sinalização. Isso não apenas mantém o veículo em conformidade com as regulamentações de segurança, mas também melhora a visibilidade para outros motoristas.
Chassi e estrutura
Estradas ruins podem exercer tensões extras no chassi e na estrutura do caminhão. Inspecione regularmente o chassi quanto a sinais de corrosão, rachaduras ou outros danos. Certifique-se de que não haja soldas quebradas ou enfraquecidas.
Manutenção e aluguel de caminhões
O modelo de aluguel de caminhões é a melhor opção para empresas e profissionais que desejam otimizar sua frota e garantir uma manutenção eficiente dos veículos, especialmente em face das condições adversas das estradas.
A Let’s, por exemplo, oferece a possibilidade de incluir serviços de manutenção preventiva em seus contratos. Isso significa que os veículos são regularmente inspecionados e mantidos por profissionais qualificados, minimizando o risco de falhas mecânicas e garantindo que os caminhões estejam sempre em condições ideais para enfrentar estradas com má qualidade.
Com o aluguel, as empresas podem acessar uma frota mais moderna e atualizada sem o custo inicial de compra. Caminhões mais novos geralmente apresentam tecnologias e características que melhoram a segurança e reduzem o desgaste, tornando-os mais adequados para enfrentar estradas difíceis.
Além disso, se um caminhão alugado apresentar problemas mecânicos graves, a empresa de aluguel geralmente pode fornecer uma substituição rápida. Isso minimiza o tempo de inatividade do veículo e evita interrupções nas operações de transporte.
Conheça a Let’s e a EBEC
A Let’s e a EBEC são especializadas em soluções para a gestão e terceirização de frotas e aluguel de veículos pesados, cuidando da aquisição, manutenção, seguro e gestão dos veículos. Uma opção econômica e eficiente para empresas que não desejam se preocupar com gestão de veículos.
A gestão e terceirização de frota envolve o planejamento, organização e supervisão de todos os veículos de uma empresa para que ela se concentre em suas atividades principais.
Com a EBEC, temos condições de oferecer serviços diferenciados na locação de veículos 4×4, caminhonetes, SUVs, vans e automóveis customizados para empresas das áreas ambiental, mineração, brigadas de incêndio, agronegócio e construção civil, entre outros, atendendo todos os padrões exigidos para cada uma das atividades.
Integramos o Grupo VIXpar, que tem mais de 50 anos de experiência em soluções de logística e mobilidade. O propósito de “mover o mundo com excelência e respeito às pessoas” é o que norteia nossas ações.
Fale conosco para conhecer nossas soluções!
Veículos fazem parte da sua rotina?
Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.
Guia Let's
Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.