O título deste artigo tem um tom provocativo. Simplesmente porque é impossível definir um valor único, mesmo que médio, para o custeio de um caminhão.
Isso porque o custo varia muito e depende de diversos fatores, tais como o modelo de operação , tipo de carga, quilometragem rodada, modelo do caminhão e tempo de uso do caminhão etc.
No entanto, o objetivo deste artigo é oferecer uma boa base de comparação de valores para quem trabalha com o transporte de cargas. E, de quebra, apresentar um modelo que pode ajudar bastante na redução de gastos. Nos acompanhe na leitura!
Custos fixos e variáveis
O primeiro passo é separar custos fixos e variáveis. Considere fixos os gastos que mudam pouco ao longo do tempo e se mantêm mensalmente, como o preço do próprio caminhão, financiamento, seguro, proteção veicular, rastreamento e outros gastos periódicos (pneus, trocas de óleo, revisões programadas).
Já as variáveis são aquelas que apresentam mudança quanto a seus valores e a sua periodicidade — quanto mais o caminhão é utilizado, maiores são os gastos.
Infelizmente, justo por ser “chato” e difícil de calcular, as despesas variáveis são muitas vezes ignoradas ou subestimadas por transportadoras e profissionais autônomos. No entanto, trata-se de um controle essencial para a lucratividade da operação.
Os principais itens dos custos variáveis são:
Combustível
O custo com combustível (diesel, gasolina ou álcool) é o maior entre todos os custos de um negócio de transportes: responde por cerca de 35% dos custos totais da operação.
Arla 32
O Arla 32 (Agente Redutor Líquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo) chegou em 2012 e, desde então, é obrigatório em todos os caminhões novos. A proporção é de 5% de consumo de Arla 32 em relação ao consumo de combustível, o que gera um custo adicional de cerca de 1,5% dos custos totais.
Pneus
O controle da compra de pneus novos, além das recapagens, é fundamental se você quiser calcular adequadamente os custos variáveis com pneus. Segundo a CNT (Confederação Nacional dos Transportes), a média de tempo para troca de um pneu de caminhão é de 13,6 meses.
Manutenção do veículo
Para você conhecer os custos com manutenção da sua frota, é preciso pegar todos os gastos relacionados com a troca de peças com defeitos e desgastadas, e a mão de obra que executa a troca da peça. Ainda segundo a CNT, os caminhoneiros autônomos fazem, em média, de cinco a seis revisões por ano em seus veículos.
Pedágios
Comparado a outros custos, os pedágios não são os maiores vilões do transporte de cargas, por incrível que pareça. Por exemplo: se o caminhoneiro fez quatro viagens de 50 km por uma rodovia com um pedágio de R$ 8,90 por eixo cobrado nas duas direções (valor médio), em seu caminhão de três eixos, gastou R$ 213,60. Ou R$ 2,14 por quilômetro rodado.
Cálculo unitário
Agora que falamos dos principais itens que compõem os custos variáveis para manter um caminhão, é preciso considerar que todos esses cálculos devem ser feitos de modo independente para cada caminhão da sua frota.
Isso porque cada caminhão tem uma característica própria, o que significa que a despesa variável é diferente para cada veículo. Também é preciso sempre levar em conta o consumo do veículo por quilômetro rodado, seu ano de fabricação, garantia do fabricante etc. São custos que interferem no transporte de carga e nem sempre são calculados de forma unitária.
Já pensou em alugar um caminhão?
A conclusão é que dá bastante trabalho e custa caro manter um caminhão e, mais que isso, fazer todo o seu gerenciamento para que a operação seja lucrativa.
Por isso, nos últimos anos, o conceito de locação de caminhões tem se popularizado no Brasil. Pelo modelo, a empresa locadora assume boa parte dos custos e do gerenciamento das necessidades do veículo, mediante o pagamento de uma mensalidade.
A vantagem está na economia de tempo, dinheiro e na eficiência com a gestão da frota.
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