aluguel de caminhões

Alta do diesel: veja como ganhar em custo-benefício

De janeiro até junho deste ano (2022), o preço do diesel já aumentou 68% nas refinarias brasileiras. Um impacto grande no bolso de quem trabalha diretamente com transporte feito por veículos que utilizam o combustível. E que leva também a uma cadeia de reajustes em outros produtos.

A inflação do diesel e a pressão pela manutenção de preços baixos no frete está levando muita gente que trabalha com transporte e logística, principalmente os autônomos, a reverem suas prioridades. Muitos estão até desistindo da atividade.

Além disso, os profissionais e gestores da área enfrentam outros custos “pesados” – com o perdão do trocadilho. Como o próprio preço dos veículos, novos ou usados, e a manutenção, cada vez mais cara.

Qual é a saída? Há alguma alternativa para se manter no transporte de pesados e conseguir uma boa rentabilidade? Neste artigo, vamos tentar mostrar que sim, isso é possível!

Primeira reação

Quando há medidas de impacto financeiro em alguma atividade, a primeira reação é reduzir custos. O que, no caso do transporte de cargas, pode significar cortar pessoal ou até mesmo trocar o caminhão por um mais barato.

Uma decisão equivocada. Aqui, a máxima popular do “barato sai caro” é bem verdadeira. Caminhões mais baratos têm geralmente mais tempo de uso, o que aumenta o custo de manutenção e também pode levar a perda de eficiência. Um prejuízo duplo.

Além disso, os caminhões podem ser mais poluentes – algo muito ruim para a imagem de transportadoras que se preocupam em se adequar a políticas sustentáveis.

Aluguel de pesados

A saída pode estar no aluguel de veículos pesados. Algo que já acontece na terceirização de veículos leves há um tempo e que agora começa a ganhar mais força no Brasil também para caminhões, implementos, máquinas e equipamentos.

É claro: alugar um caminhão não faz com que você deixe de gastar com combustível, já que é você que vai ter que continuar abastecendo. Mas a economia aparece de outras formas:

  1. Custo de manutenção (a cargo da locadora, se essa for uma opção do cliente);
  2. Custos com seguro e documentação;
  3. Otimização do uso de combustível (caminhões novos, oferecidos na locação, gastam menos e têm motores com tecnologia que reduz a emissão de gases nocivos).
  4. Inteligência e gestão (análise de dados para orientar a operação de forma menos custosa de acordo com o uso dos veículos);
  5. Apoio para a venda do caminhão antigo.

Ou seja: a médio e longo prazo, os benefícios com o aluguel do caminhão vão aparecer.

Outra vantagem é que você poderá trocar de caminhão por um mais novo na renovação do contrato, além de poder fazer a customização de acordo com sua necessidade.

Conheça a Let’s

A Let’s é uma empresa que atua com terceirização e gestão de frotas há 26 anos, e que oferece também o aluguel de pesados.

Integramos a Vix Logística do Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do Brasil, que atua em todo o território nacional com transporte de passageiros, soluções de logística e comércio de veículos.

Conheça nossos diferenciais:

  •         Let’s Lado a Lado: A proximidade e o relacionamento cuidadoso com o cliente fazem parte do DNA da Let’s.
  •         Let’s Flex: Personalização do contrato e a customização da frota fazem da Let’s uma empresa flexível, do jeito que o cliente deseja.
  •         Let’s Pessoas: Atendimento gentil e cordial, faz o cliente perceber a cada contato o quanto nossa equipe é apaixonada pelo que faz.

Entre em contato para conhecer nossas soluções ou obter mais informações sobre nossos serviços

Tags:

, , , , , , , , , , ,

Você também pode gostar