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Tudo que você precisa saber sobre regeneração do filtro DPF

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O filtro de partículas Diesel (DPF) é um componente vital para veículos a diesel, responsável por reduzir a emissão de partículas poluentes no ar. No entanto, com o uso, essas partículas se acumulam no filtro, exigindo um processo de regeneração para restaurar sua eficiência.

Este guia oferece uma visão completa sobre a regeneração do DPF, explicando o que é, como funciona, os diferentes tipos de regeneração e como garantir que o processo ocorra corretamente para manter o bom desempenho do veículo e evitar problemas mecânicos.

O que é o filtro de partículas DPF?

O filtro de partículas DPF é um dispositivo obrigatório para veículos a diesel, projetado para capturar e armazenar partículas de fuligem e outros materiais resultantes da combustão do motor, reduzindo a emissão de poluentes atmosféricos.

O DPF é importante para a conformidade com as normas de emissões ambientais, como as regulamentações Euro e Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) no Brasil.

Ele é composto por um material cerâmico com uma estrutura porosa que retém as partículas enquanto permite que o gás de escape continue fluindo. Com o tempo, o acúmulo dessas partículas exige a regeneração do DPF, um processo de queima controlada que remove a fuligem e restaura a capacidade do filtro.

Modelos de veículos que utilizam o DPF

O DPF está presente em uma ampla gama de veículos a diesel, incluindo:

  • Comerciais leves e pesados: Caminhões, ônibus e vans que operam com motores a diesel, em especial os modelos mais recentes que seguem padrões de emissão mais rigorosos.
  • Automóveis de passeio a diesel: Carros de passeio que utilizam motores a diesel, mais comuns em mercados como a Europa e partes da América Latina.
  • Veículos utilitários esportivos (SUVs): Modelos a diesel de SUVs, geralmente voltados para uso em terrenos mais exigentes ou em regiões onde o diesel é amplamente utilizado.

No Brasil, a presença do DPF é mais frequente em caminhões e ônibus, devido à predominância do diesel nesses segmentos, enquanto automóveis de passeio a diesel são menos comuns no mercado nacional.

Filtro DPF, pick-ups e caminhonetes

Veículos como Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, entre outros, são exemplos de pick-ups a diesel que vêm equipadas com DPF. O objetivo é garantir que essas caminhonetes possam operar dentro dos limites de emissões de poluentes sem comprometer seu desempenho ou a capacidade de carga e tração.

Devido ao uso intenso, especialmente em aplicações rurais ou ambientes de mineração em que o veículo opera em baixa velocidade, o DPF ajuda a controlar a emissão de partículas de fuligem, que seriam liberadas diretamente no ar sem esse filtro.

O uso dessas caminhonetes e pick-ups em ambientes de trabalho pesado pode gerar desafios para o DPF:

  • Regeneração passiva insuficiente: Em viagens curtas ou em velocidades baixas (como no trabalho em fazendas ou no uso urbano), o filtro pode não alcançar a temperatura ideal para realizar a regeneração passiva, levando ao acúmulo de fuligem e, em casos extremos, à obstrução do filtro.
  • Manutenção periódica: É essencial seguir as orientações do fabricante para garantir que o sistema de regeneração funcione corretamente. Isso inclui garantir que o motor alcance temperaturas adequadas por períodos prolongados, permitindo que o processo de regeneração ocorra de maneira eficaz.

Como funciona a regeneração?

O processo de regeneração do filtro DPF pode ser feito de duas maneiras: automática ou manual, variando de cada modelo, dependendo das condições de uso do veículo.

Regeneração automática

Quando o sensor detecta que o filtro está saturado, o processo de regeneração automática é iniciado. Isso ocorre normalmente durante a condução em rodovias, com o veículo a uma velocidade superior a 60 km/h. Mantenha a velocidade por 20 a 30 minutos para permitir que o processo se complete. Não é indicado que o veículo seja desligado até que o processo termine.

Regeneração manual

Se o veículo não atingir a velocidade necessária para a regeneração automática (60 km/h), o sistema indicará a necessidade de uma regeneração manual. Quando a saturação do filtro for superior a 30%, o aviso de “Regener. Manual Disponível” aparecerá no painel.

Para iniciar a regeneração manual, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Assegure-se de que o motor esteja em temperatura normal.
  • Estacione o veículo, coloque em neutro (para veículos manuais) ou P (para veículos automáticos), e acione o freio de estacionamento.
  • Pressione o botão de regeneração manual (para os veículos que têm o botão – nos outros, a luz no painel acende e o sistema começa a se regenerar).
  • O processo leva entre 10 a 15 minutos, com o motor alternando rotação de 1200 rpm até 2500 rpm. Não se assuste se notar fumaça branca durante a regeneração, isso é normal.
  • Ao finalizar, acelere o veículo 10 vezes a 3500 rpm para eliminar as partículas residuais.

Importante: o processo de regeneração manual varia de acordo com cada modelo. Se tiver dúvidas, consulte o manual do fabricante.

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