Blog

Bateram no meu carro. Como proceder com o sinistro?

Compartilhe

A colisão de veículos é um evento que, infelizmente, pode acontecer a qualquer momento e pegar qualquer motorista de surpresa. Quando alguém bate no nosso carro, além do susto inicial, surgem uma série de questões sobre como proceder diante dessa situação inesperada.

Desde a preocupação com os danos físicos ao veículo (e eventualmente a seus ocupantes) até a resolução dos trâmites legais e burocráticos, é essencial conhecer os passos corretos a seguir para garantir a proteção dos nossos direitos e minimizar os transtornos decorrentes do acidente.

Neste texto, discutiremos as principais medidas que devem ser tomadas quando alguém bate no seu carro, ou quando você bate no carro de alguém, orientando-o sobre como proceder de forma eficiente e segura nesses momentos delicados.

Sinistro com o carro

Para ajudar você nessa jornada, dividimos o texto nos seguintes tópicos:

Você tem seguro?

Quando temos nosso carro atingido por outro veículo, a importância de contar com um seguro para o carro torna-se ainda mais evidente. Nesse momento de adversidade, o seguro pode ser um verdadeiro aliado, fornecendo suporte financeiro e assistência necessários para lidar com os danos e os trâmites legais que envolvem o incidente.

Por isso, nossa primeira dica é: faça um seguro para o seu carro. Uma das principais vantagens de ter um seguro automotivo é a possibilidade de acionar a cobertura de colisão ou danos materiais. Com isso, o segurado poderá ter os custos de reparo ou substituição do veículo cobertos pela seguradora, dependendo das condições estabelecidas no contrato.

Essa proteção financeira é de grande valia, pois os custos de reparos podem ser altos – ainda mais nos dias de hoje, com a inflação do carro nas alturas – e impactar significativamente o orçamento pessoal.

Como agir no momento do acidente?

Vamos considerar aqui pequenas colisões – que geram apenas danos materiais aos veículos envolvidos. Acidentes com vítimas envolvem questões mais complexas, como a obrigação de acionar a Polícia e o serviço de socorro. Neste texto, falaremos apenas de situações que podem ser solucionadas entre os envolvidos.

Após a colisão ou choque, é importante manter a calma. Agir com agressividade ou impulso pode piorar bastante uma situação que já é naturalmente controversa.

Se a pessoa que bateu no seu carro estiver errada e insistir que na verdade está certa, não discuta. Faça fotos que mostram a cena e possam comprovar sua versão. Caso seja necessário, aborde pessoas próximas e pergunte se elas estariam dispostas a testemunhar a seu favor.

Solução mais fácil

O ideal é resolver tudo com uma boa conversa. Pegue algumas informações do condutor, como nome, telefone, placa e modelo do veículo. Forneça essas informações referentes a você. Elas serão importantes para elaborar um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil – que a seguradora vai exigir para registro do sinistro. E isso vale tanto para a vítima quanto para o causador da colisão.

Se o acidente não tiver vítimas, o BO pode ser feito on-line. Essa é uma etapa que não pode ser subestimada, mesmo se o acidente for leve. O BO é um documento que protege tanto a vítima quanto o causador do acidente. Por isso é importante manter a calma no momento do sinistro e registrar a maior quantidade de informações possível.

Próximos passos

Se você foi a vítima do acidente, aguarde o responsável acionar a seguradora dele. Ela entrará em contato com você com as orientações sobre como proceder. De modo geral, será necessário agendar uma vistoria para confirmar os danos no veículo e agendar o reparo.

Aqui vale uma ressalva: a maioria das seguradoras exige que o reparo seja feito em oficinas credenciadas por ela, mas na verdade a vítima pode escolher a oficina de sua preferência e confiança. Isso está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor (Artigo 6º, inciso II da Lei 8.078/90) e por uma série de decisões judiciais posteriores, que criaram jurisprudência.

Isso não vale no caso de veículos alugados ou terceirizados – como a posse do veículo é da empresa locadora, ela é que escolhe com quem fazer os reparos, geralmente com uma rede de fornecedores própria.

Se o causador do acidente não tiver seguro, o ideal é chegar a um acordo sobre o custeio e local dos reparos. Pode ser que seja necessário acionar a Justiça. Mas aqui fica um alerta: isso pode tornar o processo bastante demorado, então a orientação é mesmo buscar uma solução consensual entre as partes.

Conclusão

A colisão de veículos é um evento que pode ocorrer a qualquer momento, trazendo consigo uma série de desafios e preocupações. No entanto, ao conhecer os passos adequados a seguir, é possível proteger nossos direitos, minimizar transtornos e garantir a resolução eficiente dos problemas.

Ao lidar com um acidente, é essencial manter a calma, documentar a situação com fotos e informações relevantes, e buscar soluções através de diálogo e acordo com as partes envolvidas. Seja como vítima ou como causador do acidente, a cooperação e a busca por uma solução consensual são fundamentais para evitar complicações e problemas futuros.

Conheça a Let’s

A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frotas de veículos leves e aluguel de pesados. Nossa equipe está preparada para oferecer um serviço de gestão para aumentar a eficiência e te ajudar a economizar no controle da sua frota de veículos leves ou caminhões.

Fale conosco para saber mais!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.