Terceirização de frotas

Terceirização da frota: como funciona na prática

Compartilhe

Já falamos aqui no nosso blog sobre as tendências, as vantagens e a economia gerada pela terceirização de frota. Mas como ela funciona na prática? Quais são as preocupações que os gestores devem manter mesmo com a frota terceirizada?

A primeira dúvida comum importante para esclarecer é: a terceirização de frota não é a mesma coisa de aluguel de veículos ou carros por assinatura (conceito que está se popularizando). O aluguel de veículos, ou rent a car, e o carro por assinatura são soluções temporárias para o uso de automóveis.

A terceirização de frota é um serviço B2B (Business-to-Business), ou seja, de empresa para empresa. O processo envolve um contrato direto firmado entre a terceirizadora e a empresa contratante.

De forma resumida, a locadora compra os veículos novos direto com a montadora, providencia toda a preparação e customização necessária e os disponibiliza para o uso dos clientes em suas atividades.

Embora o termo “terceirização de frota” seja bastante comum, o serviço não exige necessariamente a contratação de muitos veículos. Há casos de empresas que recorrem à terceirização para poucos automóveis, usados por diretores e pela presidência, ou por profissionais liberais e autônomos.

Alternativa que compensa

A terceirização tem sido uma alternativa para que empresas possam poupar esforços com um serviço que não é sua especialidade.

No caso de companhias que têm equipes de vendas, assistência técnica ou inspeções, e que precisam se locomover frequentemente, a frota terceirizada faz todo o sentido. Dessa forma, gasta-se bem menos com a gestão dos veículos e o foco e investimentos podem se voltar para a atividade principal.

A seguir, vamos enumerar as principais etapas do processo de terceirização da frota:

Pesquisa e avaliação
A locadora de veículos avalia como funciona a operação de veículos da contratante, analisando os modelos da frota, a finalidade e perfil de utilização desses veículos (distância percorrida por mês, por exemplo, entre outras características).

 Nessa etapa, a locadora desenha uma solução customizada com base no que for exigido pela contratante, selecionando os modelos ideais para cada operação.

É a partir do levantamento dessas informações que a locadora define o preço do contrato. O valor varia de acordo com a escolha dos modelos, previsão de quilometragem para cada carro, prazo do contrato e necessidade de customização, entre outros.

Entrega dos veículos
Após a assinatura do contrato, a locadora prepara a entrega dos veículos. A compra e personalização dos carros com a identidade visual da empresa ficam por conta da locadora. Os veículos são entregues regularizados e com todas as taxas pagas pela terceirizadora, prontos para uso.

Manutenção, assistência e seguros
As manutenções, preventivas ou corretivas, são de responsabilidade da locadora. Geralmente, as locadoras também oferecem assistência, com substituição dos veículos em caso de acidentes, e a gestão de seguro, com proteção do veículo e de terceiros em caso de sinistros.

Gestão
A locadora pode fornecer diferentes indicadores para o cliente fazer uma gestão da frota com mais precisão. Este acompanhamento acontece por um portal exclusivo e acessos de acordo com o perfil de uso da frota.

Quer terceirizar sua frota?

Agora que você já sabe como funciona a terceirização da frota de veículos, já está pronto para receber mais informações sobre os serviços oferecidos pela Let’s.

Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.

Entre em contato para conhecer nossas soluções ou obter mais informações sobre nossos serviços.

Compartilhe
Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.