Frotas

Alternativas do mercado para driblar o preço alto dos veículos

Compartilhe

Quem tem pesquisado o preço de carros, 0km ou usados, desde o ano passado, certamente já se assustou com os valores e com a baixa oferta de unidades nas montadoras.

Um levantamento realizado recentemente pela KBB Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de veículos novos e usados no País, mostra que os veículos usados – que possuem de quatro a dez anos de uso – foram os que registraram maiores altas nos preços no primeiro semestre deste ano, com 13,04% de aumento médio acumulado.

Isso representa quase quatro vezes mais que a inflação no período, que foi de 3,5%, de acordo com o IPC da Fipe.

O cenário de valorização dos veículos usados é confirmado com os números percebidos no mercado de seminovos (modelos com até três anos de uso), que apresentou variação acumulada de 9,75% nos seis primeiros meses do ano.

O estudo mostra que também houve aumento no segmento dos carros novos, sendo de 4,3% no acumulado entre janeiro e junho deste ano. A partir de junho, caiu a procura por carros novos – provocada principalmente pelos problemas na produção, por conta da falta de insumos – que resultou na queda de 3,3% nas vendas do mês.

O que fazer?

A resposta mais óbvia seria: use o transporte coletivo ou troque seu carro pela bicicleta. São alternativas recomendadas e ambientalmente responsáveis, mas muitas vezes inviáveis.

A qualidade do transporte público no Brasil ainda é insuficiente e nem todas as cidades têm estrutura para abrigar ciclovias e a segurança necessária para a adoção das bicicletas como um veículo de transporte de massa.

Mesmo assim, essas opções podem de fato serem a única saída. Em alguns casos, a bicicleta, além da óbvia vantagem econômica, pode até representar mais rapidez na chegada ao destino, à medida em que está incólume a congestionamentos.

Para empresas

As mesmas opções nem sempre podem ser aplicadas por empresas para funcionários que dependem do transporte para atividades corporativas diárias, como vendas, inspeções, visitas técnicas, etc.

Depender do transporte público faria o funcionário perder muito tempo. A bicicleta pode ser uma boa opção, inclusive para passar uma mensagem de empresa ambientalmente responsável, mas isso implicaria em uma série de enquadramentos trabalhistas e, talvez, na queda de produtividade.

No mundo empresarial há tarefas que não podem ser realizadas sem veículos motorizados, tais quais os carros, motocicletas ou os utilitários.

Pense em terceirizar

Para empresas com um ou vários veículos, a solução ideal é terceirizar. Com a terceirização da frota, você gestor paga um valor fixo para utilizar os veículos dos modelos e com a customização que você desejar.

Além disso, não precisa se preocupar com gastos de manutenção ou seguros, que ficam a cargo da locadora. É uma opção com ótimo custo-benefício e que acaba com a necessidade de adquirir os veículos em meio a essa alta desenfreada de preços.

A Let’s é uma empresa especialista em terceirização de frotas de veículos. Fale conosco para conhecer as nossas soluções!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.