Por muito tempo, a indústria automotiva evoluiu sem levar em conta preocupações com a preservação do meio ambiente. Foi justamente essa falta de controle que nos trouxe ao cenário atual, em que os veículos – principalmente caminhões – são alguns dos principais vilões da poluição do ar.
É neste contexto que surge um componente vital para a mudança desse panorama: o Arla 32. Trata-se de uma solução essencial para o controle de emissões de veículos movidos a diesel, cujo conhecimento é indispensável para proprietários, condutores e profissionais do setor.
Neste texto, exploraremos em detalhes o que é o Arla 32, sua composição, funcionamento e importância, fornecendo um guia abrangente sobre este elemento fundamental para a redução da poluição atmosférica e a conformidade com regulamentações ambientais.
O que é o Arla 32?
O Arla 32, sigla para Agente Redutor Líquido Automotivo, é uma solução química utilizada em veículos movidos a diesel para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), substâncias nocivas à saúde humana e ao meio ambiente. Esta solução é composta principalmente por água desmineralizada (67,5%) e ureia de alta pureza (32,5%), daí o nome “Arla 32”.
Quando injetado no sistema de escapamento do veículo, o Arla 32 reage com os gases de escape, convertendo os óxidos de nitrogênio em nitrogênio e água, substâncias inofensivas.
Este processo ocorre em um dispositivo chamado catalisador de redução seletiva (SCR), contribuindo significativamente para a redução das emissões poluentes e garantindo que os veículos a diesel atendam aos rigorosos padrões de emissões estabelecidos pelas regulamentações ambientais.
Como utilizar o Arla 32?
Os veículos mais novos já possuem o sistema SCR instalados de fábrica, e o reservatório para o Arla 32 fica geralmente ao lado do tanque de combustível. A substância não deve ser misturada ao diesel, ela é injetada automaticamente na exaustão.
A quantidade é definida pelo fabricante do veículo, mas a média é de 5% do volume do diesel, ou seja, 1 litro de Arla 32 para cada 20 litros de diesel. Deve ser reaplicada sempre que o painel do veículo sinalizar a necessidade, tendo o motorista até 48 horas para reabastecer. Se não houver o abastecimento de Arla 32, o veículo perde potência até o limite de 40%.
O uso do Arla 32 é obrigatório?
Sim! Todos os caminhões produzidos no Brasil desde 2012 são obrigados a saírem da fábrica com o sistema de SCR e a utilizar o Arla 32. A norma que prevê isso é conhecida como Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
O objetivo da Proconve, que segue as mesmas normas de regulamentação da Europa e Estados Unidos, é a redução da emissão de NOx, substância altamente poluente, responsável pelo aumento dos casos de asma.
Além disso, algumas caminhonetes de uso misto também estão sendo fabricadas com o tanque para Arla 32. Com as novas regras do Proconve L7, que passaram a valer a partir de 1º de janeiro deste ano, muitas caminhonetes precisaram adotar o sistema para se enquadrar.
Qual caminhonete usa Arla 32?
No mercado brasileiro, uma série de legislações criadas desde os anos 70 proibia a fabricação e venda de veículos leves e caminhonetes de uso misto movidas a diesel. Por isso o uso do Arla 32 era exclusivo de caminhões.
Porém, com as novas normas antipoluição, alguns veículos menores também passaram a utilizar, tais como:
- Jeep Compass
- Fiat Toro
- Iveco Daily 35-160
- Renault Master
- Ford Ranger
Arla 32: o que acontece se não usar?
Conforme a Resolução 666/17 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a não utilização correta do Arla 32 configura infração grave. Portanto, está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode causar a retenção do veículo para regularização, bem como multa de R$ 195,23.
Além disso, o uso de Arla 32 adulterado é crime ambiental, conforme a Lei 9.605/98. A pena chega a quatro anos de reclusão se o caminhoneiro for condenado.
Além dos potenciais prejuízos legais, a não-utilização do Arla 32 ou a aplicação de produtos com má procedência são identificados automaticamente pelo sensor que existe no sistema SCR. A falta do arla ocasiona uma perda significativa da potência do motor e danos irreversíveis ao catalisador.
Onde eu encontro Arla 32?
Seguindo algumas recomendações simples dá para reduzir o risco de comprar Arla 32 adulterado. A principal é abastecer apenas em postos conhecidos. Além disso, o motorista deve desconfiar de preços muito abaixo dos praticados no mercado. Da mesma forma, preciso exigir nota fiscal, com a descrição do produto e preços.
Outro ponto que pode ser verificado é se o seu revendedor possui selo do Inmetro e segue a norma ISO 22241.
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