Mobilidade

Arla 32, caminhões e caminhonetes: o que você precisa saber

Compartilhe

Por muito tempo, a indústria automotiva evoluiu sem levar em conta preocupações com a preservação do meio ambiente. Foi justamente essa falta de controle que nos trouxe ao cenário atual, em que os veículos – principalmente caminhões – são alguns dos principais vilões da poluição do ar.

É neste contexto que surge um componente vital para a mudança desse panorama: o Arla 32. Trata-se de uma solução essencial para o controle de emissões de veículos movidos a diesel, cujo conhecimento é indispensável para proprietários, condutores e profissionais do setor.

Neste texto, exploraremos em detalhes o que é o Arla 32, sua composição, funcionamento e importância, fornecendo um guia abrangente sobre este elemento fundamental para a redução da poluição atmosférica e a conformidade com regulamentações ambientais.

O que é o Arla 32?

O Arla 32, sigla para Agente Redutor Líquido Automotivo, é uma solução química utilizada em veículos movidos a diesel para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), substâncias nocivas à saúde humana e ao meio ambiente. Esta solução é composta principalmente por água desmineralizada (67,5%) e ureia de alta pureza (32,5%), daí o nome “Arla 32”.

Quando injetado no sistema de escapamento do veículo, o Arla 32 reage com os gases de escape, convertendo os óxidos de nitrogênio em nitrogênio e água, substâncias inofensivas. 

Este processo ocorre em um dispositivo chamado catalisador de redução seletiva (SCR), contribuindo significativamente para a redução das emissões poluentes e garantindo que os veículos a diesel atendam aos rigorosos padrões de emissões estabelecidos pelas regulamentações ambientais.

Como utilizar o Arla 32?

Os veículos mais novos já possuem o sistema SCR instalados de fábrica, e o reservatório para o Arla 32 fica geralmente ao lado do tanque de combustível. A substância não deve ser misturada ao diesel, ela é injetada automaticamente na exaustão.

A quantidade é definida pelo fabricante do veículo, mas a média é de 5% do volume do diesel, ou seja, 1 litro de Arla 32 para cada 20 litros de diesel. Deve ser reaplicada sempre que o painel do veículo sinalizar a necessidade, tendo o motorista até 48 horas para reabastecer. Se não houver o abastecimento de Arla 32, o veículo perde potência até o limite de 40%.

O uso do Arla 32 é obrigatório?

Sim! Todos os caminhões produzidos no Brasil desde 2012 são obrigados a saírem da fábrica com o sistema de SCR e a utilizar o Arla 32. A norma que prevê isso é conhecida como Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). 

O objetivo da Proconve, que segue as mesmas normas de regulamentação da Europa e Estados Unidos, é a redução da emissão de NOx, substância altamente poluente, responsável pelo aumento dos casos de asma.

Além disso, algumas caminhonetes de uso misto também estão sendo fabricadas com o tanque para Arla 32. Com as novas regras do Proconve L7, que passaram a valer a partir de 1º de janeiro deste ano, muitas caminhonetes precisaram adotar o sistema para se enquadrar.

Qual caminhonete usa Arla 32?

No mercado brasileiro, uma série de legislações criadas desde os anos 70 proibia a fabricação e venda de veículos leves e caminhonetes de uso misto movidas a diesel. Por isso o uso do Arla 32 era exclusivo de caminhões.

Porém, com as novas normas antipoluição, alguns veículos menores também passaram a utilizar, tais como:

  • Jeep Compass
  • Fiat Toro
  • Iveco Daily 35-160
  • Renault Master
  • Ford Ranger

Arla 32: o que acontece se não usar?

Conforme a Resolução 666/17 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a não utilização correta do Arla 32 configura infração grave. Portanto, está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode causar a retenção do veículo para regularização, bem como multa de R$ 195,23.

Além disso, o uso de Arla 32 adulterado é crime ambiental, conforme a Lei 9.605/98. A pena chega a quatro anos de reclusão se o caminhoneiro for condenado.

Além dos potenciais prejuízos legais, a não-utilização do Arla 32 ou a aplicação de produtos com má procedência são identificados automaticamente pelo sensor que existe no sistema SCR. A falta do arla ocasiona uma perda significativa da potência do motor e danos irreversíveis ao catalisador.

Onde eu encontro Arla 32?

Seguindo algumas recomendações simples dá para reduzir o risco de comprar Arla 32 adulterado. A principal é abastecer apenas em postos conhecidos. Além disso, o motorista deve desconfiar de preços muito abaixo dos praticados no mercado. Da mesma forma, preciso exigir nota fiscal, com a descrição do produto e preços.

Outro ponto que pode ser verificado é se o seu revendedor possui selo do Inmetro e segue a norma ISO 22241.

Conheça a Let’s

A Let’s é especializada em soluções para a gestão e terceirização de frotas e aluguel de veículos pesados, cuidando da aquisição, manutenção, seguro e gestão dos veículos. Uma opção econômica e eficiente para empresas que não desejam se preocupar com gestão de veículos.

A gestão e terceirização de frota envolve o planejamento, organização e supervisão de todos os veículos de uma empresa para que ela se concentre em suas atividades principais.

Integramos o Grupo VIXpar, que tem mais de 50 anos de experiência em soluções de logística e mobilidade. O propósito de “mover o mundo com excelência e respeito às pessoas” é o que norteia nossas ações.

Fale conosco para conhecer nossas soluções!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.