Terceirização de frotas

As diferenças entre terceirização da frota e aluguel de veículos

Compartilhe

A busca por soluções para transporte em empresas que não têm a logística como core business pode suscitar a dúvida sobre o que compensa mais: o aluguel de veículos ou a terceirização da frota.

Na verdade, são dois serviços bastante diferentes que servem para propósitos específicos. Neste artigo, vamos explicar essas diferenças e mostrar como você pode melhorar a gestão da frota em sua empresa.

Aluguel de veículos

O aluguel pode ser resumido como uma solução emergencial e temporária, adotada por pessoas jurídicas em situações específicas ou por pessoas físicas e seguradoras diante de sinistros, para que o titular da apólice tenha um veículo reserva.

Alguns exemplos de quando o aluguel de veículos pode ser útil: roubo ou furto do veículo, acidentes, uso em viagens de turismo ou negócios.

As locadoras trabalham com duas opções de cobrança: por quilômetro controlado (com um limite de quilometragem para o cliente, com pagamento adicional caso seja ultrapassado) e sem limite de quilômetros para rodar, mas com uma diária mais cara.

O contrato deve ser claro sobre o total de horas que compõem a diária, eventuais taxas caso haja atraso na devolução, se o veículo possui seguro, qual o tipo de cobertura e quais providências adotar na ocorrência de furto ou roubo.

Terceirização de frota

Empresas costumam recorrer ao aluguel de veículos em viagens feitas por seus funcionários, em cidades distantes da sede ou ao exterior.

Em tese, nada impede que uma empresa também use o aluguel para serviços internos, dentro da mesma cidade. Mas isso não acontece por um simples motivo: não compensa, pelo gasto com diárias e dificuldade na gestão dos veículos de acordo com a escala.

Para isso, existe uma outra solução, chamada de terceirização de frota. Também não deixa de ser um aluguel, mas com prazo ampliado, cobrança mensal e muitos serviços embutidos, como customização, manutenção e seguro.

Com isso, é possível gastar menos do que manter uma frota própria, além de ter a gestão facilitada.  As locadoras coletam dados sobre o uso dos veículos e fazem análises para buscar as melhores soluções de acordo com a necessidade do cliente.

Além disso, a terceirização também garante a troca de veículos em caso de acidentes ou necessidade de manutenção. O modelo é a alternativa certa para empresas que querem economizar tempo e dinheiro.

Conheça a Let’s

A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frotas. Integramos a Vix e o Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do Brasil, que atua em todo o território nacional com transporte de passageiros, soluções de logística e comércio de veículos.

Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.

Entre em contato para conhecer nossas soluções ou obter mais informações sobre nossos serviços.

Compartilhe
Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.