Inovação

Caminhões: conheça as principais novidades para 2023

Compartilhe

Em um mercado tão competitivo quanto o de veículos pesados, as montadoras estão sempre se mexendo para trazer novidades. Por diferentes motivos – para atender demandas regulatórias ou do público consumidor – os avanços tecnológicos não param.

Neste texto, apresentamos as principais novidades em caminhões para o ano de 2023. Grande parte delas foram apresentadas na última edição da Fenatran, ou Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, em novembro de 2022, e representam novas features já prontas para comercialização neste ano.

Nos acompanhe na leitura!

Eletricidade ganhando espaço

Uma das grandes tendências para este ano são os caminhões elétricos, o que demonstra que a tecnologia, se ainda não é 100% popular, é um caminho sem volta para o setor.

A Volvo, por exemplo, está lançando o Volvo FM elétrico. Caminhão pesado 100% elétrico, com zero emissões, para uso na distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 quilômetros. O modelo está sendo testado para avaliação da viabilidade de fabricação na unidade da montadora no Paraná.

A Mercedes-Benz apresenta o extrapesado eActros, elétrico trazido diretamente da Alemanha.  Entre os destaques, está o fato de o caminhão elétrico ser equipado com três pacotes de bateria para uma capacidade total de mais de 600 kWh.

O eActros utilizará células LFP (fosfato-ferro-lítio), que têm como característica uma vida útil mais longa e maior quantidade de energia utilizável. A autonomia declarada é de “cerca de 500 km” com uma única carga. 

Outras fabricantes também apostam em modelos elétricos, assim como a holandesa DAF, a Ford (com o E-Transit) e a Volkswagen.

Autônomos

Outra aposta da indústria que aponta para o futuro do transporte de cargas são os modelos autônomos. Nesse sentido, um dos destaques é o Atego 1730 100% Autônomo, da Mercedes-Benz. Trata-se do primeiro caminhão de Nível 4 (SAE) de automação no Brasil.

Isso significa que ele roda sem supervisão alguma desde que o local seja confinado. O veículo já está sendo testado por uma indústria de São Paulo para transporte de produtos acabados até o centro de distribuição.

Euro 6/Proconve P8

As montadoras investiram em peso em tecnologias para atender as regras do Euro 6 (cujo equivalente no Brasil é o Proconve P8) para redução na emissão de gases poluentes.

A Volvo traz as novas versões do Volvo FH, FM e FMX, que têm um consumo de combustível até 8% menor quando comparados com a versão anterior. Já os modelos VM, VMX e VMX Max contam com um novo motor de 8 litros projetado e produzido pela própria Volvo, e com uma nova caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração – a mesma do FH. A linha VM apresenta uma redução de até 10% de consumo de diesel.

A Scania tem duas novas famílias de motores. Uma batizada como “otimizada de propulsores P8” e a gama Super, com novo e exclusivo trem de força. Ambas vão substituir os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração de caminhões, que foi lançada no Brasil em 2018.

A Iveco lança a linha Tector, com motorização Euro 6 em todos os modelos, de 9 a 31 toneladas.

O grande destaque da Mercedes-Benz em relação ao tema é o lançamento da nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs com motores BlueTec 6 compatíveis com a norma Proconve P8.

Transmissão automática

A transmissão automática também é uma tendência forte do transporte de cargas para novos modelos em 2023.

A Iveco, por exemplo, está lançando o Daily Hi-Matic, para transporte urbano – primeiro veículo do segmento com transmissão automática. Equipado com câmbio de oito velocidades de última geração assegura baixo consumo de combustível e conforto extra ao motorista, já que elimina a necessidade de troca de marchas.

A Ford anunciou a nova versão automática da Transit, que possui transmissão com 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real, além de tração traseira e o sistema auto start-stop. Ela chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3.

Conheça a Let’s

Ufa! Novidades não faltam para o transporte de cargas em 2023. A Let’s acompanha essas movimentações para incorporá-las em suas soluções de aluguel de caminhões e veículos pesados.

Fale conosco para conhecer nossos serviços e deixar sua empresa conectada com as novas tendências.

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.