Inovação

Caminhões: conheça as principais novidades para 2023

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Em um mercado tão competitivo quanto o de veículos pesados, as montadoras estão sempre se mexendo para trazer novidades. Por diferentes motivos – para atender demandas regulatórias ou do público consumidor – os avanços tecnológicos não param.

Neste texto, apresentamos as principais novidades em caminhões para o ano de 2023. Grande parte delas foram apresentadas na última edição da Fenatran, ou Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, em novembro de 2022, e representam novas features já prontas para comercialização neste ano.

Nos acompanhe na leitura!

Eletricidade ganhando espaço

Uma das grandes tendências para este ano são os caminhões elétricos, o que demonstra que a tecnologia, se ainda não é 100% popular, é um caminho sem volta para o setor.

A Volvo, por exemplo, está lançando o Volvo FM elétrico. Caminhão pesado 100% elétrico, com zero emissões, para uso na distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 quilômetros. O modelo está sendo testado para avaliação da viabilidade de fabricação na unidade da montadora no Paraná.

A Mercedes-Benz apresenta o extrapesado eActros, elétrico trazido diretamente da Alemanha.  Entre os destaques, está o fato de o caminhão elétrico ser equipado com três pacotes de bateria para uma capacidade total de mais de 600 kWh.

O eActros utilizará células LFP (fosfato-ferro-lítio), que têm como característica uma vida útil mais longa e maior quantidade de energia utilizável. A autonomia declarada é de “cerca de 500 km” com uma única carga. 

Outras fabricantes também apostam em modelos elétricos, assim como a holandesa DAF, a Ford (com o E-Transit) e a Volkswagen.

Autônomos

Outra aposta da indústria que aponta para o futuro do transporte de cargas são os modelos autônomos. Nesse sentido, um dos destaques é o Atego 1730 100% Autônomo, da Mercedes-Benz. Trata-se do primeiro caminhão de Nível 4 (SAE) de automação no Brasil.

Isso significa que ele roda sem supervisão alguma desde que o local seja confinado. O veículo já está sendo testado por uma indústria de São Paulo para transporte de produtos acabados até o centro de distribuição.

Euro 6/Proconve P8

As montadoras investiram em peso em tecnologias para atender as regras do Euro 6 (cujo equivalente no Brasil é o Proconve P8) para redução na emissão de gases poluentes.

A Volvo traz as novas versões do Volvo FH, FM e FMX, que têm um consumo de combustível até 8% menor quando comparados com a versão anterior. Já os modelos VM, VMX e VMX Max contam com um novo motor de 8 litros projetado e produzido pela própria Volvo, e com uma nova caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração – a mesma do FH. A linha VM apresenta uma redução de até 10% de consumo de diesel.

A Scania tem duas novas famílias de motores. Uma batizada como “otimizada de propulsores P8” e a gama Super, com novo e exclusivo trem de força. Ambas vão substituir os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração de caminhões, que foi lançada no Brasil em 2018.

A Iveco lança a linha Tector, com motorização Euro 6 em todos os modelos, de 9 a 31 toneladas.

O grande destaque da Mercedes-Benz em relação ao tema é o lançamento da nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs com motores BlueTec 6 compatíveis com a norma Proconve P8.

Transmissão automática

A transmissão automática também é uma tendência forte do transporte de cargas para novos modelos em 2023.

A Iveco, por exemplo, está lançando o Daily Hi-Matic, para transporte urbano – primeiro veículo do segmento com transmissão automática. Equipado com câmbio de oito velocidades de última geração assegura baixo consumo de combustível e conforto extra ao motorista, já que elimina a necessidade de troca de marchas.

A Ford anunciou a nova versão automática da Transit, que possui transmissão com 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real, além de tração traseira e o sistema auto start-stop. Ela chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3.

Conheça a Let’s

Ufa! Novidades não faltam para o transporte de cargas em 2023. A Let’s acompanha essas movimentações para incorporá-las em suas soluções de aluguel de caminhões e veículos pesados.

Fale conosco para conhecer nossos serviços e deixar sua empresa conectada com as novas tendências.

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