Segurança no trânsito

Saiba como proteger você, sua família e seu carro em alagamentos

Compartilhe

Não é exatamente uma novidade, mas nem por isso deixa de ser problemático. Mais uma vez, as chuvas castigam cidades de várias regiões do país nesta época do ano.

Vendo o noticiário, uma cena sempre emblemática é a de motoristas atravessando (ou tentando atravessar) enchentes com seus carros, ou então de veículos caídos em grandes buracos e arrastados por fortes correntezas.

Afinal, como prevenir esse tipo de problema? Existe uma “margem de segurança” para atravessar alagamentos? Prossiga com a leitura para descobrir essas e outras respostas!

Como se proteger em alagamentos

O que você vai ler neste artigo:

Orientações gerais

Se você estiver trafegando em uma cidade que já conhece e sabe quais são os pontos de alagamento, evite-os quando começar a chover forte. Se estiver em uma cidade desconhecida, evite ruas e avenidas próximas de córregos e procure locais mais altos.

De preferência, pare o carro em um lugar seguro e espere a chuva passar ou diminuir. Mas nem todos motoristas tentam passar por alagamentos por “teimosia”: muitas vezes, eles são surpreendidos pela água, que sobe muito rápido. Nesses casos, o que fazer?

Sua segurança em primeiro lugar

Coloque sua segurança e a da sua família em primeiro lugar. Em situações de risco, é isso que você deve priorizar. Saia do veículo se for necessário e procure um local seguro. Não insista em atravessar uma enchente se estiver atrasado para um compromisso, por exemplo.

Não há compromisso ou dano material que compense colocar você mesmo e sua família em risco.

Observação e cautela

Se quiser arriscar, observe o nível da água e veja outros carros que tentaram atravessar o alagamento. A regra é: se a enchente já tiver superado metade da altura da roda, não insista. Também evite atravessar se verificar que já há carros parados no alagamento. Isso significa que eles foram danificados pela água – e, muito provavelmente, o seu também será.

Não se incomode com os apressadinhos ou com motoristas que gostam de acionar a buzina. Antes de encarar o trecho alagado, preste atenção onde é a parte mais alta da via – geralmente, o centro da rua e, se sentir segurança, atravesse.

Engate a primeira marcha e mantenha o pé no acelerador a uma velocidade contínua. Em carros automáticos, use marcha reduzida “L” ou segure a mais baixa possível nas mudanças sequenciais. Manter uma aceleração constante ajuda a evitar a entrada de água no escapamento.

Evite mudar de marchas durante a travessia e nada de virar o volante sem necessidade. Não é aconselhável, ainda, acelerar ou frear bruscamente – isso pode criar “marolas” na parte alagada, que podem atingir outros carros ou voltar para o seu.

Por que a água pode ser prejudicial?

A água pode danificar o carro se atingir o motor. Ela pode entrar na câmara de combustão – nesse caso, o carro vai morrer. Se isso acontecer, não tente ligar o carro. 

A insistência em ligar o automóvel pode causar o calço hidráulico, que é quando a água trava o movimento do pistão dentro do cilindro e quebra, não só o pistão, como a biela e outros componentes do motor – que necessitará de uma retífica, isso se não for completamente comprometido.

Cuidado com outros veículos

Seguir outro carro que “corta” caminho à frente serve para você encarar o trecho alagado com um menor nível de água. Mas não fique muito próximo, ou as ondas geradas por frenagens podem atingir seu carro.

O mesmo vale para caminhões e ônibus. Nesses casos, há um grande risco de a onda que eles vão formar na enchente pegar em cheio o seu veículo e até deslocar o automóvel, além de entrar no motor.

Atravessou? Siga firme

Se conseguir atravessar sem problemas, continue rodando pelos trechos secos, evitando acelerações fortes e freando levemente, com frequência,  para “secar” as pastilhas do freio.

Mesmo que seu carro tenha passado aparentemente ileso, leve-o ao seu mecânico para uma revisão. É recomendável trocar os óleos do motor e da transmissão, além de checar o filtro de ar, pastilhas e discos de freios e ver se os faróis não foram comprometidos. Também vale fazer uma limpeza na parte externa do radiador.

Cobertura dos seguros

Muitos seguros têm coberturas para os chamados “acidentes naturais”, como enchentes e quedas de árvores. Mas existem cláusulas que invalidam o sinistro caso fique comprovado que o motorista tenha assumido o risco e tentando atravessar a enchente de forma inconsequente. Então, fique atento!

Conheça a Let’s

A Let’s é uma empresa especializada na terceirização de frotas, tanto para veículos leves quanto para pesados (além de implementos e equipamentos). Um de nossos diferenciais é a assistência para manutenção especializada, inclusive caso o seu carro tenha passado por uma enchente.

Fale conosco para conhecer nossas soluções!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.