Blog

Ampliar a capacidade de carga pode ser o que falta para a evolução do seu negócio

Compartilhe

Quem trabalha com entregas, transporte de carga ou logística já deve ter se deparado com o dilema de ter que aumentar a frota para absorver novas demandas ou captar novos clientes.

Ultimamente, com o aumento de preços dos veículos pesados e custos de manutenção e combustível também mais altos, isso se tornou um desafio e tanto.

É como operar na corda bamba: como fechar um novo contrato sem ter capacidade de fazer o transporte ou como ampliar a frota se o contrato não é suficiente para “pagar” a nova operação?

Neste artigo, falaremos do modelo de locação de veículos pesados, que pode ser a solução para casos como esses.

Mais um veículo na frota

Quando falamos em “transporte de carga”, o leque que se abre é bastante amplo. Podemos nos referir ao pequeno negócio que opera com um utilitário para suas entregas; a uma grande rede que precisa de uma grande frota ou a empresas que operam apenas com transporte – justamente para atender esses grandes clientes.

De qualquer forma, para cada um desses casos, assumir novos compromissos para crescer em algum momento vai exigir, obrigatoriamente, o aumento da frota.

Identificar o momento de adquirir um novo veículo pode ser um problema, principalmente para pequenas e médias empresas. Com o valor alto de utilitários e caminhões, mesmo usados, tem sido difícil ampliar a capacidade de carga para absorver novas demandas.

Além disso, há o problema do desgaste da frota própria. Veículos com muitos anos de uso geram mais gasto com manutenção e perda da eficácia, com atrasos e descumprimento de prazos. Mas, de novo, o alto custo dos veículos novos (ou mais novos, ao menos) inibe a troca da frota antiga.

Aluguel de pesados

Para esses problemas, a solução pode estar no aluguel de pesados. Isso porque, pela locação, você descarta logo de cara o custo da aquisição do veículo, documentação e seguro.

É claro: o aluguel não é de graça! Mas no longo prazo o modelo compensa pelo custo-benefício e, no curto prazo, o valor da mensalidade pode “encaixar” dentro do preço do contrato que você talvez não fecharia se tivesse que comprar um novo veículo.

Entendemos que o veículo próprio é um bem, e há uma certa dificuldade em se desfazer dele para alugar outro no lugar. Então, a sugestão aqui é que você mantenha uma porcentagem de frota própria e alugue outra, para ver como o modelo de locação vai se encaixar no seu negócio.

O que podemos garantir é que há muitas vantagens: uso de veículos novos (mais eficientes, econômicos e menos poluentes), customização, controle e gestão da frota, com manutenção feita dentro do prazo… Tudo isso com um valor menor do que você pagaria adquirindo um novo veículo.

Conheça a Let’s

A Let’s é uma empresa que atua com terceirização e gestão de frotas há 26 anos.

Integramos a Vix Logística do Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do Brasil, que atua em todo o território nacional com transporte de passageiros, soluções de logística e comércio de veículos.

Conheça nossos diferenciais:

Let’s Lado a Lado: A proximidade e o relacionamento cuidadoso com o cliente fazem parte do DNA da Let’s.

Let’s Flex: Personalização do contrato e a customização da frota fazem da Let’s uma empresa flexível, do jeito que o cliente deseja.

Let’s Pessoas: Atendimento gentil e cordial, faz o cliente perceber a cada contato o quanto nossa equipe é apaixonada pelo que faz.

Entre em contato para conhecer nossas soluções ou obter mais informações sobre nossos serviços.

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.