Finanças

Caminhões: como economizar com custos fixos e variáveis

Compartilhe

Todo caminhoneiro autônomo ou empresa de transporte de cargas com uma frota maior deve lidar com os custos fixos e variáveis na gestão dos veículos.

Os conceitos você já conhece bem. Custos fixos são despesas que não variam com o aumento ou diminuição da atividade da empresa, como salários, aluguel, taxas de licença, etc. Já os custos variáveis são despesas que mudam com a atividade, como combustível, manutenção, pedágios, etc.

Na gestão de frotas de caminhão, é importante identificar e gerenciar tanto os custos fixos quanto os variáveis para maximizar a eficiência financeira. Neste texto, vamos dar algumas dicas de como fazer isso. Nos acompanhe na leitura.

Custos fixos

Grandes empresas reconhecidas pela eficiência na gestão de frotas geralmente adotam as seguintes medidas para o controle de seus custos fixos:

Otimizar a utilização dos veículos

Maximize o tempo de utilização dos caminhões, evitando a inatividade prolongada. Para isso, é essencial realizar manutenções de acordo com a orientação do fabricante, além de orientar motoristas sobre uma direção mais eficiente.

Negociar contratos com fornecedores

Busque preços melhores com fornecedores de serviços como manutenção, peças e implementos, ainda mais se você tiver diversos caminhões. Estabeleça contratos por períodos mais longos, se for o caso, para aumentar o poder de barganha.

Monitorar despesas

Rastreie todas as despesas fixas com a frota, incluindo seguros, licenças e taxas, para identificar possíveis oportunidades de corte de custos.

Implementar tecnologias eficientes

Utilize tecnologias como rastreamento GPS e software de gestão de frotas para aumentar a eficiência e reduzir custos. Se o seu caminhão (ou caminhões) ainda não possuir o freio Retarder, considere investir na solução.

Planejar com antecedência

Planeje com antecedência e antecipe possíveis problemas, como manutenções preventivas. Isso certamente vai te ajudar a evitar despesas inesperadas e aumentar a eficiência na gestão da sua frota.

Custos variáveis

Em relação aos custos variáveis, as atitudes recomendadas são as seguintes:

Otimizar rotas

É até óbvio, mas muitos profissionais experientes, justamente por acharem que já sabem o caminho, evitam o uso de softwares de otimização de rotas. O que pode causar problemas caso haja um acidente, engarrafamento, etc. Você também pode programar esses programas para indicarem o melhor caminho de acordo com critérios como tempo mais rápido, evitar pedágios, etc. Uma simples e excelente ferramenta de gestão.

Gerenciar o consumo de combustível

Monitore o consumo de combustível dos veículos e implemente práticas de condução eficiente para reduzir os custos.

Planejar manutenções preventivas

Programe manutenções preventivas regularmente para evitar problemas mais graves e custos mais altos no futuro.

Monitorar despesas

Assim como nos custos fixos, mapeie todas as despesas variáveis para obter tendências. A médio e longo prazo, você pode identificar alguns padrões e antecipar gastos para aumentar a eficiência e economia.

Fale com a Let’s

A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frotas de veículos leves e aluguel de pesados. Nossa equipe está preparada para oferecer um serviço de gestão para aumentar a eficiência e te ajudar a economizar com custos fixos e variáveis no controle da frota de caminhões.

Fale conosco para saber mais!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.