Blog

5 pontos para observar na manutenção de caminhões

Compartilhe

A manutenção de veículos de forma geral costuma ser subestimada. Ainda há a ideia equivocada de que as indicações no manual têm uma “margem de segurança” – ou seja: não precisam ser seguidas à risca.

Além disso, muitos condutores e empresas tendem a esperar um pouco mais para fazer determinados tipos de manutenção em busca de mais economia.

Mas o barato pode sair caro. E bastante caro. No caso de caminhões, as perdas provocadas pelo desgaste custam bem mais que em veículos leves porque as peças têm preços maiores, bem como a mão de obra para recuperá-las.

Neste texto, daremos algumas orientações gerais e mostraremos cinco pontos essenciais, que não podem deixar de serem observados na manutenção periódica de caminhões.

Por que fazer a manutenção?

A manutenção adequada do caminhão é importante para garantir a sua segurança, prolongar a vida útil do veículo e evitar problemas mecânicos e financeiros futuros. 

É importante seguir o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante. Isso inclui trocas regulares de óleo, filtros de ar, filtro de combustível, fluido de freio e outras tarefas de manutenção preventiva.

Consulte o manual do proprietário do seu veículo para obter informações específicas sobre a programação de manutenção recomendada para o seu modelo de caminhão.

Além disso, faça inspeções regulares do caminhão. Antes de cada viagem, verifique o nível de fluidos, pneus, freios, luzes e outros componentes importantes para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Verifique se há sinais de danos visíveis no caminhão.

5 pontos para observar

Fluidos do veículo

O caminhão precisa ter seus fluidos regularmente verificados e substituídos, incluindo o óleo do motor, líquido de arrefecimento, fluido de freio, fluido de transmissão e fluido de direção hidráulica. O uso de fluidos de qualidade e a substituição regular ajudam a garantir que o veículo funcione corretamente e prolonga sua vida útil.

Pneus

Os pneus são uma das partes mais críticas do caminhão e devem ser regularmente inspecionados quanto a desgaste, pressão, danos e alinhamento. Pneus inadequadamente inflados ou danificados podem levar a acidentes graves, e os pneus devem ser substituídos quando sua vida útil chegar ao fim.

Freios

O sistema de freio do caminhão precisa estar em boas condições para garantir a segurança na estrada. Os freios precisam ser regularmente verificados quanto a desgaste, vazamentos ou falhas, e os componentes precisam ser substituídos conforme necessário.

Sistema elétrico

As luzes do caminhão precisam estar funcionando corretamente para garantir a segurança na estrada. As baterias, alternadores e sistema de ignição também precisam ser regularmente verificados para garantir que o veículo funcione corretamente.

Sistema de suspensão

A suspensão do caminhão precisa ser mantida em boas condições para garantir um passeio seguro e suave. Os amortecedores, molas, buchas e outros componentes precisam ser regularmente verificados quanto a desgaste, danos ou falhas e substituídos conforme necessário.

Prolongue a vida útil do seu caminhão

A manutenção bem feita, dentro dos prazos corretos, pode prolongar a vida útil do seu caminhão. É uma comparação que sempre gostamos de fazer: não costumamos ver veículos com 15 ou 20 anos em boas condições. Mas há aviões operando normalmente com 30 ou mais anos de uso.

Isso acontece por causa da manutenção. É algo que as companhias aéreas levam a sério para reduzir o risco de acidentes, e que acaba ampliando o período de uso das aeronaves. Por que não encarar a manutenção de caminhões da mesma forma?

Conheça o aluguel de pesados da Let’s

A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frotas de veículos leves e aluguel de pesados. Nossa equipe está preparada para oferecer um serviço de gestão para aumentar a eficiência e te ajudar a economizar no controle da frota de caminhões.

Fale conosco para saber mais!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.