Finanças

Let’s Explica: por que cuidar bem da suspensão do seu caminhão

Compartilhe

A suspensão é uma das partes mais importantes do seu caminhão e é responsável por garantir a segurança e o conforto do motorista e dos passageiros durante as viagens. No entanto, muitas vezes é negligenciada pelos motoristas e proprietários de caminhões, que só se preocupam com a manutenção quando a suspensão começa a apresentar problemas.

Neste texto, vamos explicar por que é tão importante cuidar bem da suspensão do seu caminhão e como a manutenção preventiva pode ajudar a evitar problemas e prolongar a vida útil do seu veículo.

Se você é um motorista ou proprietário de caminhão, continue lendo para descobrir tudo o que precisa saber sobre a suspensão do seu veículo.

Para que serve a suspensão de um caminhão?

A suspensão é um sistema ligado aos eixos e rodas dos caminhões que tem como função absorver impactos e vibrações do terreno, garantindo um passeio mais suave e seguro para o motorista e passageiros.

Ela é responsável por manter as rodas do caminhão em contato com o solo, permitindo uma melhor estabilidade e aderência nas curvas e frenagens. Além disso, a suspensão também protege outros componentes do veículo, como o motor, a transmissão e a carroceria, de danos causados por impactos e vibrações excessivas.

A suspensão também é importante para alguns tipos de carga que não podem ficar expostas à vibração excessiva.

Tipos de suspensão

Existem vários tipos de suspensão para caminhões, cada uma com suas próprias características e vantagens. A seguir, apresentamos os mais comuns:

Suspensão de molas semielípticas

É a suspensão mais comum em caminhões, consistindo em um conjunto de molas que suportam a carga do veículo. É uma suspensão resistente e de baixa manutenção, adequada para cargas pesadas e condições de estrada variadas.

Suspensão de molas em feixe

Semelhante à suspensão de molas semielípticas, mas com uma ou mais camadas de molas agrupadas em um feixe. É comumente usada em caminhões leves e médios.

Suspensão pneumática

Usa bolsas de ar para absorver os impactos da estrada e suportar a carga do veículo. É comumente encontrada em caminhões de alto desempenho, ônibus e veículos de transporte de cargas sensíveis à vibração.

Suspensão de barra de torção

Utiliza uma barra de torção para suportar a carga do veículo e absorver os impactos da estrada. É comumente encontrada em caminhões leves e médios.

Suspensão independente

Usa um sistema de suspensão separado para cada roda, permitindo que cada uma se mova de forma independente. É comumente encontrada em veículos off-road e caminhões de alta performance.

Cada tipo de suspensão tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha da suspensão correta para o seu caminhão depende do uso pretendido e das condições de estrada em que o veículo será usado.

Importância da manutenção correta

A manutenção regular da suspensão do seu caminhão é fundamental para garantir a segurança e a durabilidade do veículo. Aqui estão algumas dicas para ajudar a manter a suspensão em bom estado:

  1. Verifique regularmente as condições das molas, amortecedores e outras peças da suspensão para detectar sinais de desgaste, danos ou vazamentos;
  2. Substitua as peças da suspensão que apresentarem desgaste ou danos. É importante usar peças de qualidade para garantir a segurança e a durabilidade da suspensão;
  3. Verifique o alinhamento e o balanceamento das rodas, pois esses problemas podem afetar a estabilidade da suspensão e desgastar as peças mais rapidamente;
  4. Mantenha a pressão correta nos pneus e substitua-os quando necessário. Pneus desgastados ou mal inflados podem colocar pressão extra sobre a suspensão;
  5. Evite dirigir em estradas irregulares e com buracos sempre que possível. Isso pode causar danos à suspensão e outras peças do veículo;
  6. Realize a manutenção preventiva regularmente, seguindo as recomendações do fabricante. Isso inclui a lubrificação das peças da suspensão e a verificação do sistema de direção.

Lembre-se: ao realizar a manutenção preventiva regularmente, você pode evitar problemas e prolongar a vida útil do seu veículo.

Conheça o aluguel de pesados da Let’s

A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frotas de veículos leves e aluguel de pesados. Nossa equipe está preparada para oferecer um serviço de gestão para aumentar a eficiência e te ajudar a economizar no controle da frota de caminhões.

Fale conosco para saber mais!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.