Blog

7 vantagens da terceirização de frota para sua empresa

Embora a terceirização de frotas tenha se popularizado cada vez mais, muitos gestores ainda torcem o nariz para o modelo.

É normal. Ainda há uma cultura forte da importância da posse: ou seja, da empresa manter uma frota própria para ter o controle dos bens e eventualmente obter ganhos com a propriedade em vendas futuras.

Mas a popularidade da terceirização não é por acaso. Nos acompanhe nessa leitura em que indicaremos 7 vantagens do modelo para empresas de variados portes e áreas de atuação

1. Economia

A economia dos recursos gastos com a gestão de frotas pode ser reduzida de 20% a 30% com a terceirização. A economia acontece por uma série de razões. A primeira é o fato da empresa não precisar imobilizar capital ou linha de crédito para a compra de veículos. Além disso, Sem uma frota própria, a empresa também não precisa gastar com manutenção ou seguros para os veículos. E tem mais: não precisa, ainda, arcar com o custo de desvalorização dos veículos e o baixo valor de revenda após sua vida útil.

2. Investimento onde interessa

Os 20% a 30% de recursos economizados com a terceirização de frota podem ser aplicados em processos que ajudem a empresa a valorizar o “core business” do negócio – desenvolvimento de produtos, marketing, entre outros. Ou seja: você corta um gasto sem prejudicar a produtividade (na verdade, melhorando-a).

3. Mais disponibilidade

Com a terceirização, o controle da frota é mais efetivo. É possível administrar de forma mais eficaz o tempo de rodagem e o agendamento e execução das manutenções preventivas, por exemplo. Com esse controle dá para manter a frota disponível por mais tempo, garantindo os prazos de entrega e atendimento dos serviços.

4. Otimização de combustível

Um ponto bastante importante em tempos de aumento desenfreado no preço da gasolina e do etanol. Na terceirização, você pode escolher receber veículos que consomem menos combustíveis. Além disso, com a ajuda da gestão inteligente da locadora, pode direcionar cada veículo de acordo com seu uso, otimizando ainda mais o consumo e, a médio/longo prazo, gerando uma economia considerável.

5. Manutenção

A terceirização também garante que você faça as manutenções preventivas em cada veículo da sua frota dentro do prazo correto, reduzindo danos e fazendo com que o automóvel circule sempre com a maior eficácia possível. Além disso, quando houver necessidade de manutenções prolongadas, você pode receber um outro veículo para não ficar na mão.

6. Retenção de talentos

A empresa pode contratar uma frota terceirizada para oferecer bons carros para diretores, gerentes e ocupantes de outras funções que entender como talentos importantes. Para o colaborador, ter um carro oferecido pela empresa fará ele valorizar ainda mais sua posição. Esse profissional deixa de ter uma série de custos e preocupações que teria com o seu veículo próprio e, o mais importante, está sempre de carro novo, o que é um grande símbolo de status e sucesso profissional. Outro benefício que pode ser oferecido para os colaboradores é a possibilidade de adquirir o veículo de seu uso no momento da renovação da frota, com preços e condições especiais de pagamento.

7. Vai ficar fora dessa?

Terceirizar a frota é sinônimo de gestão moderna e inteligente. De uma empresa que se preocupa com resultados e com eficiência. Prova disso é que o mercado de veículos terceirizados só cresce. De acordo com dados mais recentes da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, o setor de locação emplacou 78.578 novos carros no primeiro trimestre de 2022. A frota total de automóveis e comerciais leves das locadoras cresceu 3,2% nos últimos três meses.

Conheça a Let’s

A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frotas. Trabalhamos com veículos leves, motocicletas, utilitários e veículos pesados.

Fale com nossa equipe para conhecer as nossas soluções!

Tags:

, , , , , , ,

Você também pode gostar