Blog

7 vantagens da terceirização de frota para sua empresa

Compartilhe

Embora a terceirização de frotas tenha se popularizado cada vez mais, muitos gestores ainda torcem o nariz para o modelo.

É normal. Ainda há uma cultura forte da importância da posse: ou seja, da empresa manter uma frota própria para ter o controle dos bens e eventualmente obter ganhos com a propriedade em vendas futuras.

Mas a popularidade da terceirização não é por acaso. Nos acompanhe nessa leitura em que indicaremos 7 vantagens do modelo para empresas de variados portes e áreas de atuação

1. Economia

A economia dos recursos gastos com a gestão de frotas pode ser reduzida de 20% a 30% com a terceirização. A economia acontece por uma série de razões. A primeira é o fato da empresa não precisar imobilizar capital ou linha de crédito para a compra de veículos. Além disso, Sem uma frota própria, a empresa também não precisa gastar com manutenção ou seguros para os veículos. E tem mais: não precisa, ainda, arcar com o custo de desvalorização dos veículos e o baixo valor de revenda após sua vida útil.

2. Investimento onde interessa

Os 20% a 30% de recursos economizados com a terceirização de frota podem ser aplicados em processos que ajudem a empresa a valorizar o “core business” do negócio – desenvolvimento de produtos, marketing, entre outros. Ou seja: você corta um gasto sem prejudicar a produtividade (na verdade, melhorando-a).

3. Mais disponibilidade

Com a terceirização, o controle da frota é mais efetivo. É possível administrar de forma mais eficaz o tempo de rodagem e o agendamento e execução das manutenções preventivas, por exemplo. Com esse controle dá para manter a frota disponível por mais tempo, garantindo os prazos de entrega e atendimento dos serviços.

4. Otimização de combustível

Um ponto bastante importante em tempos de aumento desenfreado no preço da gasolina e do etanol. Na terceirização, você pode escolher receber veículos que consomem menos combustíveis. Além disso, com a ajuda da gestão inteligente da locadora, pode direcionar cada veículo de acordo com seu uso, otimizando ainda mais o consumo e, a médio/longo prazo, gerando uma economia considerável.

5. Manutenção

A terceirização também garante que você faça as manutenções preventivas em cada veículo da sua frota dentro do prazo correto, reduzindo danos e fazendo com que o automóvel circule sempre com a maior eficácia possível. Além disso, quando houver necessidade de manutenções prolongadas, você pode receber um outro veículo para não ficar na mão.

6. Retenção de talentos

A empresa pode contratar uma frota terceirizada para oferecer bons carros para diretores, gerentes e ocupantes de outras funções que entender como talentos importantes. Para o colaborador, ter um carro oferecido pela empresa fará ele valorizar ainda mais sua posição. Esse profissional deixa de ter uma série de custos e preocupações que teria com o seu veículo próprio e, o mais importante, está sempre de carro novo, o que é um grande símbolo de status e sucesso profissional. Outro benefício que pode ser oferecido para os colaboradores é a possibilidade de adquirir o veículo de seu uso no momento da renovação da frota, com preços e condições especiais de pagamento.

7. Vai ficar fora dessa?

Terceirizar a frota é sinônimo de gestão moderna e inteligente. De uma empresa que se preocupa com resultados e com eficiência. Prova disso é que o mercado de veículos terceirizados só cresce. De acordo com dados mais recentes da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, o setor de locação emplacou 78.578 novos carros no primeiro trimestre de 2022. A frota total de automóveis e comerciais leves das locadoras cresceu 3,2% nos últimos três meses.

Conheça a Let’s

A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frotas. Trabalhamos com veículos leves, motocicletas, utilitários e veículos pesados.

Fale com nossa equipe para conhecer as nossas soluções!

Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.