Há algum tempo, o respeito a políticas ambientais e a redução na emissão de gases poluentes deixou de ser um “plus” para as empresas. Principalmente para aquelas que usam caminhões e outros veículos pesados.
Novas legislações de incentivo e princípios de compliance e ESG (Environmental and Social Governance) tornaram algumas práticas altamente recomendáveis, para que as empresas possam participar de licitações ou ficar elegível para receber investimentos internacionais.
Ou seja: se a busca pela redução na emissão de óxido nitroso (NOx), monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC) não está no seu radar, é hora de rever alguns conceitos. E os caminhões têm tudo a ver com isso. É sobre isso que falaremos neste artigo.
Frota antiga
Há aproximadamente 2,5 milhões de caminhões rodando no País. Mais de 1,2 milhão tem acima de 15 anos de uso. Segundo Fernando Fernandes, gerente comercial de Caminhões e Equipamentos da Let’s, a idade média da frota nacional de caminhões fica acima de 20 anos.
Uma péssima notícia para o meio ambiente. “Caminhões antigos não contam com tecnologias que reduzem a emissão de gases poluentes e há ainda o problema da manutenção muitas vezes mal feita, o que piora ainda mais a situação”, afirma Fernandes.
Proconve P8
Como dissemos acima, até pouco tempo atrás tomar medidas sustentáveis era uma atitude levada não muito a sério. Medidas para vender a imagem de uma empresa ambientalmente preocupada e alinhada com os anseios da sociedade.
Por isso, autoridades e organizações civis têm se movimentado para criar políticas de incentivo ao uso racional de recursos. Uma delas é o Proconve P8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que contribui tecnologicamente para a modernização dos motores. O Proconve P8 foi assumido pelo Brasil no Acordo de Paris, assinado por 195 países em 2015, e é equivalente ao Euro 6.
O programa prevê o incentivo para a produção e uso de motores a diesel equipados com sistemas de injeção de combustível e de pós-tratamento de gases de escape, o que reduz o despejo de poluentes na atmosfera.
Renovação da frota
Daí a importância de renovar a frota. Vale lembrar que as medidas não têm força de lei, ou seja: não haverá punição para quem trafegar com veículos não-alinhados ao Proconve P8. Mas segui-lo pode garantir vantagens financeiras, além do ganho de imagem como uma empresa sustentável.
É claro que é algo fácil na teoria, mas difícil na prática. Caminhões novos custam caro, mas a atualização das frotas é um processo inevitável.
Mas há uma alternativa para o problema: a locação de caminhões, disponível na Let’s. Com a locação de pesados, as empresas podem, aos poucos, renovar sua frota de caminhões antigos e operar com novos, mais modernos.
Além da questão ambiental, existe também uma vantagem econômica. No modelo de locação da Let’s, a empresa pode customizar os caminhões de acordo com sua necessidade e não precisa se preocupar com custos de manutenção, seguro e burocracias com documentação.
Clique aqui para entrar em contato e saber mais sobre a locação de pesados.
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