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Veículos utilitários ganham novo status na pandemia

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Os veículos utilitários são a bola da vez no mercado de automóveis com a pandemia da COVID-19. Mas você sabe exatamente o que são veículos utilitários?

A definição correta é: veículos com capacidade para levar cargas e pessoas ao mesmo tempo. Mas, nos últimos anos, o termo acabou virando se generalizando ao ser usado pelo mercado para identificar os chamados utilitários esportivos.

Isso fez com que alguns tipos de carros tenham herdado o termo sem ao menos corresponder ao propósito final – como as SUVs ou wagons, que são muito mais usadas para passeio do que para o transporte de cargas.

Na definição clássica estão picapes, vans, multivans e caminhões leves.

Oportunidade na crise

Mas não é disso exatamente que vamos tratar aqui. Com a pandemia, a produção e venda de veículos caiu consideravelmente – montadoras fecharam suas fábricas no Brasil, por exemplo. Reflexo direto do desemprego, aumento da inflação e pela crise econômica generalizada trazida pelas medidas de restrição.

Mas, como toda crise também gera oportunidades, houve um setor que cresceu bastante no período: o de logística e entregas. Vendas por e-commerce explodiram e grandes empresas do setor precisaram dar conta de honrar suas entregas no menor tempo possível, sem depender dos Correios.

E como fizeram isso? Contratando serviços autônomos de entrega ou criando sua própria rede de entregadores.

Utilitários no topo das vendas

E aí é que os utilitários entram em cena. Porque, justamente por aliarem o transporte de passageiros e de cargas, eles são ideais para suprirem essa nova demanda. Prova disso está na lista de veículos mais vendidos recentemente no Brasil.

Segundo o site Autoo, especialista no mercado de automóveis, o veículo mais vendido no Brasil em 2021 é uma picape – o Fiat Strada. Na lista dos 10 mais ainda aparecem outra picape (Fiat Toro).

Outro levantamento comprova o fenômeno. A plataforma iCarros, que intermedia a compra e venda de veículos, registrou durante o ano de 2020 um aumento de 66% na busca mensal por vans. Elas ocuparam o topo do ranking de mais buscados no período, seguidas pelas picapes, com um crescimento de 62%. Já os modelos hatch, sedan e SUV cresceram 20%, 19% e 17%, respectivamente.

Oportunidade de negócio

A boa notícia é que o cenário não deve mudar tão cedo, nem com um eventual retorno à normalidade. O e-commerce preencheu um espaço importante que antes era das compras físicas, e não deve retroceder aos níveis pré-pandemia.

Por isso, ter uma transportadora, mesmo que pequena, se tornou uma grande oportunidade de negócio. E, neste caso, você pode contar com a ajuda de empresas como a Let’s para terceirizar sua frota.

Somos especialistas na terceirização e gestão de frotas, e trabalhamos também com veículos utilitários. Na terceirização você recebe os veículos customizados de acordo com seus interesses.

Além disso, não precisa se preocupar com custos de manutenção ou seguro. Caso algum veículo precise passar um tempo na oficina, você recebe um substituto imediatamente. Com a terceirização de frotas da Let’s é possível economizar de 20% a 30% no gasto com veículos.

Fale conosco para obter mais informações.

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