Desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o valor do carro 0km subiu 31%, em média, segundo medição da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Os motivos são variados: escassez de matérias-primas, demanda por novas (e mais caras) tecnologias e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia.
Fato é que, desde o início do Plano Real, o brasileiro nunca teve um poder de compra tão reduzido para adquirir um carro novo. E isso não vale somente para pessoas físicas, mas também para empresas que dependem do uso de veículos leves ou pesados.
Diante desse cenário, os donos de carro estão valorizando mais os seus veículos seminovos. Aquele desejo quase incontrolável de trocar de carro a cada dois anos tem sido substituído pelo maior cuidado e conservação do carro atual.
Neste artigo, vamos mostrar porque esse comportamento é correto e como fazer para maximizar o uso de seu carro atual.
Foco na manutenção
Você sabe qual é a vida útil de um avião? Em média, 30 anos. No Brasil, as aeronaves mais antigas em operação têm entre 20 e 25 anos, por exemplo. Agora, imagine você rodando com um carro fabricado em 1997! Não é algo que costumamos encontrar por aí.
E qual é a diferença entre os aviões e os carros? Ambos são muito utilizados, com uma característica de uso que acelera sua degradação (motorização, impactos, etc). Por que a idade não é tão aparente para um quanto para o outro?
A resposta é: gestão eficiente e preventiva.
Por terem um nível de exigência em segurança muito alto, os aviões passam por manutenções minuciosas e frequentes. Peças danificadas são sempre respostas e substituídas de acordo com o tempo de uso previsto pelo fabricante.
O que nem sempre acontece com os carros. Como a manutenção é de responsabilidade exclusiva do motorista, as revisões podem ser subestimadas, as peças substituídas por outras de qualidade inferior, etc.
Acredite no manual
É comum ouvir que a necessidade de manutenção constante dos veículos é uma estratégia de montadoras e oficinas mecânicas para “tirar dinheiro” dos motoristas.
Não é verdade. O manual dos veículos, elaborado pelas fabricantes, é o “mapa” que garante a qualidade máxima dos equipamentos se for seguido à risca.
É preciso levar em conta que nem todos os motoristas negligenciam as revisões de seus carros porque querem – há uma realidade econômica e financeira que não pode ser ignorada -, mas não dá para esperar o mesmo descuido de empresas que atuam com frotas de veículos.
Deve haver uma previsão de gastos para cobrir os custos de manutenção da melhor forma. Operar com uma frota desgastada significa perda de eficiência e de dinheiro. A máxima de que “o barato sai caro” é bastante verdadeira aqui.
Maximizando sua frota
Muita gente pensa que a terceirização de frota serve apenas para ter à disposição veículos novos.
Mas o modelo vai além. Na Let’s, por exemplo, o cliente conta com um apoio na gestão da frota – ou seja: o acompanhamento para a manutenção no tempo certo, feita sempre com a melhor qualidade nas peças e serviços.
Em um cenário em que está tão difícil adquirir carros novos, cuidar do uso da sua frota atual é a melhor iniciativa. Há ainda uma série de orientações para o melhor uso do veículo. Nossos analistas podem indicar formas mais adequadas para uso do freio e do câmbio, por exemplo, de acordo com a utilização do carro e o terreno onde ele trafega.
Conheça a Let’s
A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frota de veículos.
Integramos a Vix e o Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do Brasil, que atua em todo o território nacional com transporte de passageiros, soluções de logística e comércio de veículos.
Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.
Entre em contato para conhecer nossas soluções ou obter mais informações sobre nossos serviços.
Você acaba de concluir um conteúdo da lista Terceirização de frota na prática. Confira outros artigos:
Veículos fazem parte da sua rotina?
Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.
Guia Let's
Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.