A resposta para a pergunta que dá título a este artigo é simples: sim. Terceirizar a frota de veículos gera uma economia real de recursos para a empresa que adotar este modelo.
Mas há alguns pontos que merecem ser discutidos mais a fundo. O primeiro é que há atualmente um certo movimento que defende o aluguel de veículos em vez de sua compra.
É a ideia da cultura do compartilhamento, que diz que usar determinado serviço é melhor do que possuir um bem. É uma tendência forte que não é nova e não se limita aos automóveis. Inclui as plataformas de streaming (de vídeo e músicas), imóveis, etc.
Mas será que as empresas devem se deixar seduzir por este tipo de novidade? Quais são as vantagens e desvantagens de terceirizar a frota? É o que discutiremos neste artigo.
Economia real
A terceirização de modo geral ganhou força desde a Reforma Trabalhista e bastante importância com a pandemia da COVID-19, como alternativa econômica para empresas contratantes e contratadas.
Há levantamentos realizados pelo mercado que apontam uma economia de recursos de 20% a 30% com a terceirização da frota.
A economia acontece por uma série de razões. A primeira é o fato da empresa não precisar imobilizar capital ou linha de crédito para a compra de veículos, deixando os recursos liberados para novos investimentos.
Ou seja: a empresa gasta somente o necessário com sua frota e ganha tempo e dinheiro para se preocupar com suas prioridades de negócio.
Mas as vantagens vão além. Sem uma frota própria, a empresa também não precisa gastar com manutenção ou seguros para os veículos.
E tem mais: não precisa, ainda, arcar com o custo de desvalorização dos veículos e o baixo valor de revenda após sua vida útil.
Mercado em alta
Uma prova de que a terceirização da frota está em alta são os números do balanço mais recente do setor. Em 2020, o segmento conseguiu ultrapassar a marca de 1 milhão de veículos sob sua gestão. As locadoras compraram 360.567 carros zero quilômetro no ano passado, equivalentes a 20,6% de todos os automóveis e comerciais leves emplacados em 2020 no Brasil.
Os dados estão no Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, produzido pela ABLA (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis).
Ainda segundo a Abla, quase 70% do faturamento das locadoras de veículos vem por meio da terceirização de frotas, e não do “rent a car” (modalidade de aluguel de veículos para turismo ou reposição de automóveis que estão passando por reparos).
Conheça as soluções da Let’s
A Let’s é uma empresa especializada em terceirização de frota de veículos.
Integramos a Vix e o Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do Brasil, que atua em todo o território nacional com transporte de passageiros, soluções de logística e comércio de veículos.
Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.
Entre em contato para conhecer nossas soluções ou obter mais informações sobre nossos serviços.
Você acaba de concluir um conteúdo da lista Terceirização de frota e economia. Confira outros artigos:
Veículos fazem parte da sua rotina?
Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.
Guia Let's
Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.