Uma das principais objeções de gestores de frotas de empresas pelo modelo de terceirização é o temor de que sua função se tornaria obsoleta. Mas isso não é verdade. O gestor de frotas continua sendo uma figura essencial mesmo no modelo de terceirização.
Neste artigo, vamos mostrar como a terceirização de frota funciona na prática e onde a figura do gestor se encaixa no processo.
Terceirização não é abrir mão do controle
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer as funções de cada lado envolvido na terceirização de frotas.
A empresa contratante geralmente busca a terceirização pelas vantagens financeiras, que de fato existem. Mas não é só isso. Os benefícios vão muito além. E isso passa pelo entendimento de que toda a gestão de frota em empresas já é terceirizada em algum nível.
A manutenção, por exemplo. Uma empresa que tem veículos próprios para sua equipe de vendas dificilmente tem a necessidade de manter um time de mecânicos para cuidar da manutenção da frota.
A customização é outro exemplo. Não compensa pagar funcionários próprios para realizar serviços como pintura e adesivagem, que são bastante esporádicos. Ou seja: isso também é terceirizado.
Gestão terceirizada no limite
A terceirização de frota, nos moldes mais comuns do mercado, como o da Let’s, delega até o limite os processos referentes à gestão dos veículos a uma empresa contratada. Dizemos “até o limite” porque é preciso que haja ao menos um ponto de contato entre os dois lados da moeda.
E esse ponto de contato é o gestor de frota.
É esse profissional que conhece a realidade da empresa, os motoristas, as necessidades de cada setor para direcionar o veículo certo para a pessoa certa.
Por isso, não vemos o gestor de frota como um empecilho para a terceirização, muito pelo contrário: ele é um grande parceiro.
Além do mais, a terceirização também é uma aliada para o gestor, à medida em que permite que ele ganhe mais tempo para cuidar de processos que realmente importam para a empresa. Análises, economia, resultados.
Manutenção na vida real
Um dos processos em que a importância do gestor de frota é mais evidente é a manutenção dos veículos. Na frieza dos números, as revisões são indicadas a cada 10 mil km. Mas o gestor pode identificar uma necessidade anterior a essa marca.
A relação é de troca constante. Da mesma forma que o gestor levar informações e demandas, a empresa contratada também pode fazer o mesmo, realizando estudos e passando dados para que o cliente reduza seus custos.
Qual é o gestor de frota que, no fim do mês, não gosta de enviar um balancete do seu setor com menos gastos e mais produtividade?
Conheça a Let’s
A terceirização de frotas é o modelo ideal para quem busca uma economia robusta de recursos, sem perda de qualidade nos processos.
Se você ainda não terceiriza sua frota, considere essa possibilidade. E, se já terceiriza, considere mudar para a Let’s.
Com a terceirização da frota da Let’s, você, gestor, paga um valor fixo para utilizar os veículos dos modelos e com a customização que você desejar.
Além disso, não precisa se preocupar com gastos de manutenção ou seguros, que ficam a cargo da locadora.
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