Blog

Mitos e verdades sobre o uso de combustíveis no inverno

Compartilhe

Em tempos de fake news, o uso de combustíveis no inverno desperta muitas dúvidas. Se o consumo aumenta, se compensa mais utilizar um combustível ou outro, se abastecendo no frio a bomba libera uma maior quantidade de produto…

No fim das contas, a preocupação do motorista continua sendo uma só: economizar. Algo essencial diante dos constantes aumentos impostos sobre a gasolina e o etanol.

Nesse mundo de informações a respeito do uso de combustíveis no inverno, há muitas verdades, alguns exageros e algumas mentiras também.

Resolvemos fazer um fact checking para mostrar afinal o que pode e o que não pode ser levado a sério quanto ao assunto. Confira.

Abastecer no frio gera ganho em quantidade de combustível?

Sim e não. Vamos explicar.

A informação que circula diz que se um motorista abastece seu carro pela manhã, quando a temperatura é mais baixa, ele ganha em quantidade de combustível. O contrário ocorre com aquele que abastece seu veículo à tarde, com dia mais quente. Isso aconteceria porque, em temperaturas mais baixas, o líquido fica mais denso, ou seja, em um litro de combustível, haverá mais massa (mais peso).

Isso é verdade. Em um dia em que a variação entre a temperatura da manhã e da tarde for de 10°C, por exemplo, a diferença total na gasolina seria de cerca de 1,2% do volume total abastecido. Quer dizer: considerando o litro da gasolina a R$ 5,50, encher um tanque de 50 litros com a temperatura a 14°C gera uma economia de R$ 3,30 em relação ao abastecimento com a temperatura em 24°C.

Enquanto você pondera se é muito ou pouco, saiba que isso faz pouca diferença na prática. Isso porque os combustíveis são expostos à variação de temperatura por muito pouco tempo enquanto o carro é abastecido. Tanto a gasolina quanto o etanol são acondicionados em tanques subterrâneos isolados termicamente – ou seja, mantêm quase sempre a mesma densidade.

Por que o carro não dá partida com etanol?

O importante a saber é que a única diferença sobre o uso do etanol no frio é quanto à partida do carro. Isso porque não é exatamente o líquido que faz o carro funcionar, mas sim os vapores gerados por ele.

Em dias abaixo dos 15°C, o etanol não produz esses gases com eficiência, sendo necessário o sistema de partida a frio. Ou seja: o bom e velho tanquinho de gasolina. É o fôlego que o etanol precisa na explosão.

O problema é que o tanquinho só é acionado em baixas temperaturas. E quando isso não acontece tanto, é provável que a gasolina do tanquinho tenha ficado velha. Sim: a gasolina perde a validade em cerca de 4 a 6 meses.

Quer dizer: a gasolina envelheceu, o carro não funcionou e o coitado do etanol é que paga o pato.

Já nos casos de carros flex mais modernos, sem o tanquinho, o sistema elétrico e o de partida devem estar em boas condições. Naqueles com injeção direta a alta pressão se encarrega da partida.

O etanol rende menos no frio?

Sim. Mas isso acontece com a gasolina também. E por um motivo bem simples: em baixas temperaturas, a fricção na transmissão aumenta por causa do resfriamento do óleo e dos outros fluidos.

Isso quer dizer que o motor precisa de mais tempo para alcançar a eficiência, o que afeta mais os trajetos curtos. E o aquecimento da cabine acrescenta a demanda do motor.

Além disso, o ar frio é mais condensado, aumentando o arrasto, especialmente nas rodovias. Os pneus também sentem: a pressão diminui, aumentando a resistência de rodagem.

Cuide bem da sua frota

Se você trabalha com frotas, sabe bem o trabalho que dá administrar todos esses detalhes. Conheça o serviço de terceirização de frotas da Let’s. Com a terceirização da Let’s, é possível escolher os veículos certos para otimizar o uso de combustíveis. Quem já tem a frota terceirizada pode fazer trocas eventuais em determinados veículos com a mesma finalidade.

Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.

Entre em contato para conhecer nossas soluções.

Compartilhe

Você acaba de concluir um conteúdo da lista Terceirização de frota na prática. Confira outros artigos:

1

Terceirização de frotas

Terceirização da frota: como funciona na prática

2

Frotas

Terceirização de frotas: invista onde sua empresa mais precisa

3

Terceirização de frotas

Por que terceirizar a frota é um bom negócio para sua empresa

4

Blog

Manutenção feita por especialistas garante economia com frota

5

Inovação

Gestão de frota: quais são as principais tendências?

6

Blog

Gestor de frota é figura essencial no modelo de terceirização

7

Terceirização de frotas

As diferenças entre terceirização da frota e aluguel de veículos

8

Blog

Como a terceirização de frota pode ajudar sua empresa reter talentos

9

Blog

7 vantagens da terceirização de frota para sua empresa

10

Terceirização de frotas

Terceirização de frota: a solução contra a alta do preço dos veículos

11

Finanças

O que esperar do mercado de carros novos e usados em 2023?

12

Finanças

O IPVA está muito caro? Conheça a terceirização de frotas

13

Finanças

Multas: saiba como gerenciar e reduzir os gastos na sua empresa

14

Frotas

Frota de motos: onde aplicar e por que terceirizar

15

Blog

A importância do alinhamento e balanceamento de pneus

16

Frotas

Alternativas do mercado para driblar o preço alto dos veículos

17

Frotas

Autocorreção na gestão de frotas: você sabe o que é?

18

Blog

Bateria do carro elétrico: mitos e verdades

19

Blog

Carro novo muito caro? Gestão eficiente pode maximizar o uso da frota atual

20

Frotas

Como definir o tempo de contrato para a terceirização de frota?

21

Blog

Como escolher uma empresa de terceirização de frota?

22

Finanças

Como sua empresa pode economizar com combustível?

23

Frotas

Conheça a moto elétrica e as vantagens que ela pode trazer ao seu negócio

24

Finanças

Frota terceirizada significa mais economia?

25

Frotas

Gestão de frota eficiente pode ser fonte de economia

26

Frotas

Gestão de frota: como conscientizar condutores?

27

Blog

Gestão de frota: como evitar processo judicial?

28

Blog

Mitos e verdades sobre o uso de combustíveis no inverno

29

Blog

Modificação de veículos: por que não indicamos

30

Frotas

O que é e como funciona a gestão de frota?

31

Manutenção

Ondas de calor: saiba como proteger seu veículo

32

Blog

Pequenas atitudes geram grandes economias no uso de veículos

33

Frotas

Por que a terceirização de frota é uma tendência para 2024?

34

Finanças

Quando trocar a empresa de terceirização de frota?

35

Blog

Seguro do carro: qual a diferença entre franquia e coparticipação?

36

Blog

Terceirização de frota: planeje 2024 com veículos novos na sua empresa

37

Finanças

Terceirização de frota: você sabe qual é o tipo de uso do seu veículo?

38

Inovação

Veículo elétrico: conheça 5 vantagens do modelo

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.