Já falamos aqui no nosso blog sobre as tendências, as vantagens e a economia gerada pela terceirização de frota. Mas como ela funciona na prática? Quais são as preocupações que os gestores devem manter mesmo com a frota terceirizada?
A primeira dúvida comum importante para esclarecer é: a terceirização de frota não é a mesma coisa de aluguel de veículos ou carros por assinatura (conceito que está se popularizando). O aluguel de veículos, ou rent a car, e o carro por assinatura são soluções temporárias para o uso de automóveis.
A terceirização de frota é um serviço B2B (Business-to-Business), ou seja, de empresa para empresa. O processo envolve um contrato direto firmado entre a terceirizadora e a empresa contratante.
De forma resumida, a locadora compra os veículos novos direto com a montadora, providencia toda a preparação e customização necessária e os disponibiliza para o uso dos clientes em suas atividades.
Embora o termo “terceirização de frota” seja bastante comum, o serviço não exige necessariamente a contratação de muitos veículos. Há casos de empresas que recorrem à terceirização para poucos automóveis, usados por diretores e pela presidência, ou por profissionais liberais e autônomos.
Alternativa que compensa
A terceirização tem sido uma alternativa para que empresas possam poupar esforços com um serviço que não é sua especialidade.
No caso de companhias que têm equipes de vendas, assistência técnica ou inspeções, e que precisam se locomover frequentemente, a frota terceirizada faz todo o sentido. Dessa forma, gasta-se bem menos com a gestão dos veículos e o foco e investimentos podem se voltar para a atividade principal.
A seguir, vamos enumerar as principais etapas do processo de terceirização da frota:
Pesquisa e avaliação
A locadora de veículos avalia como funciona a operação de veículos da contratante, analisando os modelos da frota, a finalidade e perfil de utilização desses veículos (distância percorrida por mês, por exemplo, entre outras características).
Nessa etapa, a locadora desenha uma solução customizada com base no que for exigido pela contratante, selecionando os modelos ideais para cada operação.
É a partir do levantamento dessas informações que a locadora define o preço do contrato. O valor varia de acordo com a escolha dos modelos, previsão de quilometragem para cada carro, prazo do contrato e necessidade de customização, entre outros.
Entrega dos veículos
Após a assinatura do contrato, a locadora prepara a entrega dos veículos. A compra e personalização dos carros com a identidade visual da empresa ficam por conta da locadora. Os veículos são entregues regularizados e com todas as taxas pagas pela terceirizadora, prontos para uso.
Manutenção, assistência e seguros
As manutenções, preventivas ou corretivas, são de responsabilidade da locadora. Geralmente, as locadoras também oferecem assistência, com substituição dos veículos em caso de acidentes, e a gestão de seguro, com proteção do veículo e de terceiros em caso de sinistros.
Gestão
A locadora pode fornecer diferentes indicadores para o cliente fazer uma gestão da frota com mais precisão. Este acompanhamento acontece por um portal exclusivo e acessos de acordo com o perfil de uso da frota.
Quer terceirizar sua frota?
Agora que você já sabe como funciona a terceirização da frota de veículos, já está pronto para receber mais informações sobre os serviços oferecidos pela Let’s.
Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.
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